A beleza histórica da Sicília

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Maior ilha do Mediterrâneo oferece história, praias e boa comida


A Itália é, sem duvidar, um dos destinos mais belos do mundo pra se visitar. Boa comida, paisagens de tirar o fôlego e uma sequência de regiões que a gente não quer nunca mais deixar pra trás e entre elas está a Sicília, a ilha encantada, como é conhecida, considerada a maior ilha do mar Mediterrâneo.

CONTINUE LENDO...

Distante do Porto, por voo, cerca de 3 horas, a Sicília deixa a gente ainda mais apaixonado pela Itália. A primeira coisa a se fazer é definir o roteiro e agora, que estou estudando o assunto – sim, em primeira mão, trago pra vocês essa news: estou fazendo um curso de Travel Planner e em breve serei uma planner profissional – sugiro detalhar cuidadosamente tudo o que pretende fazer em território siciliano.

A ilha tem dois grandes pontos de chegada e entre eles está Palermo, a capital, e toda a sua intensidade de cidade grande: muitos bares, ruas ferventes, mercados e comida maravilhosa. Mas pousei em Catânia, a segunda maior cidade.

Catânia

O motivo de ter escolhido a Catânia para pousar foi porque optei por conhecer comunas pequenas, com o mar azul infinito, ruelas estreitas e todo aquele cenário cinematográfico que a costa italiana oferece. E foi assim que cheguei a Cefalú, graciosa cidade no coração da Sicília por quem me apaixonei à primeira vista.

A cidade é cheia de pontos turísticos, monumentos históricos e um city tour de um dia te leva aos principais pontos. Escolhi a Piazza del Duomo e o mercado, onde encontrei comida típica feita pelo meio da rua: camponatas, fritadas de peixe e frutos do mar, alcacachofras assadas com alho e ostras fresquíssimas banhadas em muuuuito limão… siciliano, claro!

Cefalù

Para chegar a Cefalù é muito simples. Na estação Catânia Centrale, peguei o trem no sentido Palermo, com parada em Messina, onde troquei de comboio para chegar até Cefalù. A viagem é en-can-ta-do-ra e com uma vista de revirar os olhos. Ah, custa somente 7 euros e dura um total de 3 horas.

A comuna é pequenina e é cercada por monumentos antigos. Cada rua, com roupas estendidas nas varandas, vespas estacionadas e floreiras nas varandas, dá cor àquele lugar tão romântico e único, num real convite a uma degustação da comida siciliana. Indico a Taverna Tinchitè, com opções de massas, frutos do mar e entradas indispensáveis.

Opções para almoçar e jantar jamais faltam na cidade e isso inclui surra de pizzarias e de bares com delícias sicilianas, sem esquecer uma boa taça de Apperol. Se valer o conselho, sugiro que quem for até lá, ande sem pressa, se perca, sente num bar para uma bebida, em outro para um petisco e outro para almoçar ou jantar.

O que visitar em Cefalù

É óóóbvio que eu fui atrás de praia, mas o clima não ajudou tanto, pois assim como em toda a Europa, na Itália ainda é primavera e os dias chuvosos são insistentes. Mesmo assim fui presenteada com um super sunset na praia de Lungomare, a praia principal.

O ponto mais lindo em Cefalù é Molo Vecchio, uma pequena marina com praia de frente para construções antigas que oferece uma visão de suspirar. Vale a caminhada, a vista e, claro, muitos posts no feed.

A rua principal da comuna é tomada por lojas e restaurantes. Não deixe de parar nas tabernas de produtos típicos e garantir um azeite trufado, uma massa fresca e uma trufa negra pra levar pra casa.

Dois dias são suficientes em Cefalù, que não permite a circulação de carro no centro histórico, onde estão os principais pontos.

Taormina

De Catania ou de Palermo, qualquer trem que entres vai te levar a uma cidade linda. Siracuza, Capo de S’antOrlando ou Taormina ficam próximas das estações. Escolhi conhecer Taormina e sua Isola Bella, a microilha impressionantemente majestosa.

A beleza do lugar é tamanha, que turistas vão chegando, deixam a vergonha na bolsa e tiram a roupa sem hesitar para um banho de sol. E no mar cristalino em tons de azul e verde, somente de calcinha, sutian e cueca, sem que ninguém olhe atravessado.

Além de praias lindas, Taormina é um verdadeiro destino de charme, com um centro movimentado e vistas lindas para o Mediterrâneo. Sem falar que de qualquer ponto é possível avistar o magnífico Etna, o vulcão adormecido, mas prontíssimo a acordar, e que é um dos pontos mais visitados na região.

Palermo

Capital da Sicília, Palermo é beleza, poder e glória. É uma cidade muito grande, com muitos centros comerciais, pontos turísticos que misturam cultura e muita história da civilização, museus e igrejas, cinemas e praças que concentram multidões.

Na região da Via Roma, uma das principais que cortam a cidade, vale sentar num dos incontáveis  restaurantes e ver o tempo – e os sicilianos – passar.

Como sempre louca por mercados, visitei o Ballaró, na periferia de Palermo, com aquela confusão que nós, turistas, amamos. Me joguei na comida de rua e fui de lulas recheadas, alcachofras assadas, camarões, peixinho frito e sardinhas.

Preparei um guia de dicas rápidas, com curiosidades que valem a pena vocês conhecerem:

Comida

Experimenta o arancini, espécie de coxinha feita de arroz temperado e cremoso, com recheios italianos, o canolli, rolo de biscoito fino como o do cone do sorvete, com recheio abundante de ricota ou pistache cremosos.

Aliás, tudo o que pensares contém pistache, pois a região da Sicília é onde mais se produz a delícia. Portanto tudo o que pensares em comer por lá, pode ter pistache: café, massa, pesto, pizza, licor, etc.

Hospedagem

Não é preciso ficar hospedado nas comunas, já que a maioria está distante de Catânia ou Palermo entre 1 hora e 3 horas de trem. O ideal é escolher um ou dois lugares para ficar e percorrer a Sicília de trem.

Transporte

Cruze a Sicília de trem sem medo. As estações são seguras, os trens funcionam nos horários corretos e os preços são justíssimos. 

Comunicação

Se o teu inglês é fluente, coloca no seu coração, pois na Itália, em especial na Sicília, o Good Morning não vai funcionar. Os sicilianos têm um modo diferente de ver o mundo e não fazem a me-nor questão de falar, principalmente, responder outro idioma que não seja o deles. Portanto, humildade acima de tudo, Google Tradutor acima de todos.

Fotos exclusivas: proibida reprodução.

VER MAIS

VER MAIS