Identificando Fake News nas redes sociais

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

É possível que você já tenha propagado uma notícia falsa por aí nas suas redes sociais, aquela famigerada fake news. Isso acontece por uma série de fatores, alguns deles ligados as nossas crenças pessoais e aquilo que a gente queria que fosse verdade. Outras vezes, nem mesmo é uma questão de concordar e compartilhar por afinidade, mas simplesmente na nossa cabeça acreditamos que mais pessoas tenham que ver essa notícia ou essa informação nova que recebemos.

As notícias falsas tem uma peculiaridade de mexer com os nossos sentimentos e nossas preferências, em época de eleição as pessoas mal intencionadas produzem conteúdos de forma proposital para difamar outros candidatos. O compartilhamento em massa por parte das pessoas que não filtram o que recebem é uma receita para a catástrofe. Governantes também se utilizam de notícias falsas ou distorcidas para tirar o seu da reta, ou aumentar algum feito de sua atuação, como vimos de forma mais enfática com o próprio presidente do Brasil. Mas é possível se blindar das famigeradas mentiras que rolam soltas nas redes.

CONTINUE LENDO...

Como identificar notícias falsas nas redes?

Há algumas regras para viver na internet e não cair nas graças das fakes. Nunca compartilhe algo pela manchete ou sem antes conferir o conteúdo. Cheque se tem fundamento uma informação sensacionalista ou urgente. Observe se um vídeo tem informações que são cortadas ou tiradas de contexto. Agora, existe uma saída muito prática para quem tem pressa ou quer poupar mais tempo de pesquisa: Siga as agências verificadoras de notícias falsas!

As agências verificadoras de fatos ou de notícias falsas podem ajudar bastante nas checagens. O que você pode fazer é seguir na sua rede social preferida ou mesmo esperar para ver a postagem no site. Assim como o Tribunal Superior Eleitoral – TSE utilizou para ajudar a identificar as fake news eleitorais, podemos utilizar para verificar outras mentirinhas nas redes. Aqui vão algumas delas: AFP factual, Agência Lupa, Boatos.org, Aos Fatos, Projeto Comprova, E-farsas. A maioria dessas agências postam conteúdos frequentes nas redes sociais desmentindo informações falsas.

VER MAIS

VER MAIS