Publicado em 21 de março de 2025 às 19:38
Em um mercado de trabalho competitivo e em constante mudança, estudar as melhores maneiras de impressionar os recrutadores pode garantir uma vantagem no processo seletivo. Por vezes, a escolha não se dá necessariamente pelo profissional mais qualificado, mas por aquele que soube se apresentar como tal. >
De acordo com Renata Freires, especialista em recursos humanos e fundadora da RHF Talentos, rede de franquias RH, é preciso ficar atento ao que o recrutador espera. “É fundamental que o candidato saiba se comunicar com aquela empresa , que conheça seus projetos e seus valores. Encontrar semelhanças e criar laços com o recrutador durante o processo pode te fazer sair na frente. Outra boa iniciativa é se preparar previamente, de forma personalizada”, explica. >
Para identificar quais são as principais atenções que se deve ter quanto ao comportamento, oratória e apresentação, Renata Freires lista cinco dicas para mandar bem na próxima entrevista. Confira! >
Antes da sua entrevista, é fundamental que você conheça e revise as informações sobre a vaga e a companhia que o selecionou. Às vezes, aqueles que se candidatam diariamente para várias oportunidades e são chamados para as próximas etapas podem confundir os requisitos do cargo ou os valores da empresa. >
Ter uma planilha com essas informações reunidas ajuda na organização pessoal. Separar um tempo para revisá-las ajudará a responder perguntas como: “Por que você quer trabalhar conosco?” >
A dica é evitar respostas genéricas ou relacionadas apenas aos benefícios. Pesquise o nome da organização no Google, visite seu site oficial e procure por seções como: “quem somos”, “valores”, “visão”, “nossa cultura” ou termos semelhantes. Além de demonstrar seu interesse, essa prática mostra que você está alinhado com a ideia de futuro da instituição. >
Mesmo que seu currículo e portfólio estejam bem alinhados e completos, em todas as entrevistas será solicitado que você compartilhe sua jornada, experiências e habilidades. Praticar essas respostas é essencial para os recrutadores compreenderem seu valor. >
Para uma vaga sênior, por exemplo, destaque sua trajetória profissional , metas alcançadas e seu papel de destaque em experiências anteriores. Se for uma oportunidade para iniciante, foque em sua história de vida e experiências voluntárias nas quais participou. >
Seja honesto ao falar sobre suas qualidades e defeitos, explicando o que está fazendo para melhorar. Pense bem em seus pontos fortes e fracos, pois o recrutador pode solicitar exemplos nos quais eles se aplicam e como você lida com essas situações. >
Independentemente se a entrevista for presencial ou por videoconferência, ter postura, manter o contato visual e garantir atenção às expressões faciais é importante para chamar a atenção do recrutador. Uma linguagem corporal aberta e receptiva é um ponto positivo durante a entrevista. >
Cuide do seu marketing pessoal escolhendo uma vestimenta adequada. Nem sempre será necessário usar roupas sociais; por isso, pesquise no site e nas redes sociais da organização para ver se há fotos dos funcionários em atividades ou conteúdos relacionados ao tema, e assim entender qual é a recomendação sugerida para que você use algo semelhante no dia. >
Ser autêntico no discurso é fundamental para garantir que você consiga responder às perguntas de maneira clara e objetiva. Revise a sua trajetória e conte sua história de forma envolvente. >
Escute atentamente o que o recrutador fala e tenha paciência ao responder. Quando questionado sobre dúvidas que tenha, pense em algo que não tenha ficado claro durante sua pesquisa sobre a empresa ou o cargo. Lembre-se de elaborar perguntas específicas e não apenas algo vago. >
Ter uma estratégia para manter a calma facilita no momento da entrevista e torna tudo mais tranquilo. Uma sugestão é praticar técnicas de respiração e relaxamento antes do início. Mesmo que você se sinta preparado, tomar um pouco de água e estabilizar o corpo também é uma ação importante. Lembre-se de que a preparação e a prática são fundamentais para o sucesso. >
Por Nicole Loureiro >