Banco Central divulga novidades no Pix; confira

O BC planeja incorporar novas funcionalidades ao sistema, como o Pix Parcelado e o Pix em Garantia, em 2025 e 2026, respectivamente.

Publicado em 3 de abril de 2025 às 19:19

Novidades devem facilitar a vida da população.
Novidades devem facilitar a vida da população. Crédito: Divulgação

O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (3), mais informações sobre as novas funcionalidades do Pix, sistema de pagamentos instantâneos e em tempo real, que está em operação desde 2020. Confira abaixo.

Pix parcelado

Segundo o BC, essa nova funcionalidade do Pix estará disponível a partir de setembro. Com o Pix Parcelado, o usuário pagador poderá parcelar uma transação via Pix, enquanto o recebedor receberá o valor total de forma instantânea.

O Pix Parcelado poderá ser utilizado para qualquer tipo de transação via Pix, incluindo transferências.

Pix em garantia

O Pix em Garantia permitirá que o valor a receber seja utilizado como garantia em operações de crédito. De acordo com o BC, o objetivo é reduzir o custo do crédito para as empresas, especialmente para aquelas que utilizam o Pix de forma mais significativa.

A nova funcionalidade é voltada para estabelecimentos comerciais e empresas. Ainda em desenvolvimento, o BC espera que o Pix em Garantia esteja disponível somente em 2026, devido à sua infraestrutura mais complexa. Vale ressaltar que não haverá alterações na forma como as pessoas físicas utilizam o Pix.

Autoatendimento do MED

O Banco Central também planeja criar um canal para rastrear recursos desviados indevidamente. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) será utilizado exclusivamente em casos de fraudes, golpes e crimes.

Essa funcionalidade promete permitir que o usuário conteste transações Pix de maneira simples e intuitiva através do aplicativo dos bancos, de forma 100% digital, sem precisar interagir com o atendimento da instituição financeira.

Comprovantes

Desde a terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve incluir o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário com relógio. Já os comprovantes de pagamentos concluídos terão o ícone de check. Essa medida é obrigatória para todos os bancos.

Fonte: Metrópoles