China volta a responder os EUA e aumenta tarifa para 125%

A medida é anunciada dois dias depois de Pequim aumentar as tarifas sobre produtos dos EUA de 34% para 84%, em retaliação à tarifa adicional de 50% imposta anteriormente sobre produtos chineses.

Publicado em 11 de abril de 2025 às 11:22

Asiáticos e norte-americanos têm trocado aumento de tarifas entre si nos últimos dias
Asiáticos e norte-americanos têm trocado aumento de tarifas entre si nos últimos dias Crédito: Reprodução

A China anunciou que aumentará de 84% para 125% as tarifas sobre todos os produtos procedentes dos Estados Unidos que chegarem ao país asiático, em resposta ao novo pacote tarifário aprovado por Washington. O anúncio foi dado nesta sexta-feira (11).

A medida, que entrará em vigor neste sábado (12) foi confirmada pelo Comitê de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado em um comunicado oficial, no qual criticou a política comercial dos EUA por “violar gravemente as regras do comércio internacional” e aplicar “uma política unilateral de assédio e coerção”.

Os Estados Unidos ignorou a ordem econômica global que ajudaram a construir após a Segunda Guerra Mundial, disse o comunicado, acrescentando que a China “condena energicamente” as últimas medidas e que sua paciência tem limites.

A medida é anunciada dois dias depois de Pequim aumentar as tarifas sobre produtos dos EUA de 34% para 84%, em retaliação à tarifa adicional de 50% imposta anteriormente sobre produtos chineses. Washington respondeu aumentando ainda mais as tarifas para 125%, o que, combinado com as taxas anteriores, deixa uma carga tributária sobre os produtos chineses de 145%.

Com informações do Pleno News