Veja como foi a votação do 2º turno das eleições em Belém

Na capital paraense, Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL) disputam o pleito

Publicado em 27 de outubro de 2024 às 07:54

Eleições 2024: 2º turno em Belém - 
Eleições 2024: 2º turno em Belém -  Crédito: Rodrigo Moraes/Roma News

A partir das 8h deste domingo, 27, no horário de Brasília, eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos. As seções de votação estarão abertas até as 17h, também no horário de Brasília. Na capital paraense, Belém, disputam o segundo turno das eleições municipais, Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL).

17h00

Votação encerrada. Agora começa a apuração e em breve teremos as primeiras parciais. Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL) disputam no 2º turno em Belém.

16h30

Reta final: falta apenas meia hora para o fim da votação do 2º turno das Eleições Municipais. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará informou que foram registradas 13 ocorrências relacionadas às urnas eletrônicas no estado, no mais, tudo ocorreu bem.

16h22

Sobre os atendimentos realizados pela Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), o TRE-PA informa que no Disque-Eleitor (número 148) foram 270 atendimentos ao longo do dia; e pelo aplicativo Pardal foram recebidas 4 denúncias, duas de Belém e duas de Santarém.

15h54

Eleitores relatam muita calmaria a tarde nos colégios eleitorais em Belém. Nas redes sociais, há relatos de pouquíssimo movimento, e uma especulação de um nível alto de abstenções este ano. 

15h10

Jader Filho votou ao lado da mãe, Elcione Barbalho, na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Vilhena Alves, no bairro de São Brás, em Belém. O ministro parabenizou os candidatos eleitos e os que continuam concorrendo, em Belém e Santarém, e convocou a população a votar.

14h40

O TRE-PA ressaltou que as demais ocorrências foram solucionadas sem necessidade de troca de urnas e não afetaram a continuidade do processo eleitoral. O TRE do Pará reforça que o monitoramento da votação segue para assegurar o pleno andamento do pleito.

14h25

O TRE-PA divulgou que foram registradas 13 ocorrências relacionadas às urnas eletrônicas no estado. Dessas ocorrências, quatro exigiram a substituição de equipamentos: três no início da votação, nas Zonas Eleitorais 95ª (Belém), 97ª (Icoaraci) e 1ª (Belém), e uma ao longo da manhã na 83ª Zona Eleitoral (Santarém).

13h51

Faltam cerca de 3 horas para o fechamento das urnas no Pará. Aproximadamente às 18h a apuração já deve ter as parciais, Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL) disputam o 2º turno para Prefeitura de Belém. As pesquisas apontam o favoritismo do candidato do MDB.

13h09

Segundo a Segup, a “Operação Eleições 2024”  resultou em autuações da Lei Seca, em estabelecimentos no Pará.  Até o momento, 100 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando em 53 autuações administrativas e no fechamento de um local que descumpria a portaria. 

12h35

Em um balanço parcial, o TRE-PA registrou algumas ocorrências em colégios eleitorais de Belém, mas logo foram reparadas para o andamento tranquilo das votações. De 10h até este horário, houveram 12 ocorrências relativas às urnas eletrônicas na cidade. Dessas ocorrências, três resultaram na substituição de urna.

12h

Em entrevista coletiva na manhã deste domingo, 27, de segundo turno, o candidato a prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), falou sobre como será sua gestão se for eleito. Confira:

11h50

O Candidato do MDB, Igor Normando, chega ao colégio Jarbas Passarinho, no bairro do Marco, para votar com a família. O vice-prefeito, Cássio Andrade e o governador do Estado, Helder Barbalho, também estiveram presentes. 

11h41
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), até o momento, não foram registradas ocorrências relativas à segurança em Belém e Santarém.

10h32

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que as ações integradas das forças de segurança no 2º turno das eleições municipais tiveram início às 7h deste domingo, 27, na Região Metropolitana de Belém e em Santarém, Região do Baixo Amazonas.

Desde o início do pleito eleitoral até às 10h nenhuma ocorrência foi registrada relacionada a crimes eleitorais.

Cerca de mais de 1.400 agentes agentes estão atuando na RMB, enquanto 260 estão distribuídos em Santarém. Há, ainda, o apoio de três embarcações, dentre elas uma blindada e 2 aeronaves dos Grupamentos Fluvial e Aéreo.

9h49

Atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, chega na escola Augusto Meira, em São Brás, para votar neste 2º turno. Edmilson tentou a reeleição neste ano, mas acabou em terceiro ligar, ficando fora da disputa. 


9h30

Em entrevista aos jornalistas que estavam presente no local de votação, Éder Mauro (PL) disse que está confiante com o resultado positivo nas urnas e afirmou que não se trata de candidato A ou B, mas sim de uma "Belém melhor".

9h15

O delegado Éder Mauro (PL), candidato à prefeito de Belém, chegou por volta de 9h15 na escola Almirante Tamandaré, no bairro da Marambaia, acompanhado de sua esposa para votar no segundo turno. O candidato disputa o cargo do executivo municipal com Igor Normando (MDB).

8h26

O eleitor que precisar de ônibus para ir até o local de votação não paga passagem até às 17h deste domingo, 27. As catracas estão livres, assim como foi no primeiro turno.

8h20

O repórter Rodrigo Moraes está na escola Almirante Tamandaré, no bairro da Marambaia, onde o candidato Éder Mauro (PL) irá votar a partir das 9h.

8h10

O trânsito em algumas ruas do centro de Belém apresenta tranquilidade nas primeiras horas do pleito deste domingo, 27. Confira:

8h07

Pelo menos no entorno da escola Jarbas Passarinho, no bairro do Marco, não há derramamento de "santinhos", pelo chão. 

Derramar santinhos na véspera ou no dia da eleição configura crime eleitoral.

8h05

O repórter Jorge Mateus está na escola Jarbas Passarinho, no bairro do Marco, é neste local que o candidato Igor Normando (MDB) irá votar ainda pela manhã. 

8h

Os portões já estão abertos nos colégios eleitorais e os Belenenses já marcam presença nas primeiras horas do pleito para votar entre Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL). Após as 17h, a população da capital paraense já saberá quem será o novo prefeito de Belém em 2025.

7h54
Faltam 6 minutos para a abertura dos portões e iniciar a votação no segundo turno das eleições municipais