TRE emite neste sábado a Zerésima do sistema de totalização de votos; entenda como funciona

O procedimento é fundamental para garantir que o sistema central está apto para receber o resultado das urnas no fim da votação.

Publicado em 26 de outubro de 2024 às 09:28

A zerésima é um relatório que confirma a ausência de votos no sistema antes do início da apuração, garantindo que nenhum candidato tenha votos registrados previamente
A zerésima é um relatório que confirma a ausência de votos no sistema antes do início da apuração, garantindo que nenhum candidato tenha votos registrados previamente Crédito: Agência Brasil

Neste sábado, 26, dia que antecede as eleições de segundo turno, em Belém, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará realiza a cerimônia de emissão da zerésima do Sistema de Gerenciamento de Totalização (Sistot). A cerimônia terá a presença do presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, da diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, e da juíza da 1ª Zona Eleitoral, Andréa Ferreira Bispo.

O que é a zerésima?

A zerésima é um relatório que confirma a ausência de votos no sistema antes do início da apuração, garantindo que nenhum candidato tenha votos registrados previamente. Este procedimento garante a integridade do processo eleitoral, para que apenas os votos registrados nas urnas eletrônicas no dia da eleição sejam contabilizados.

Mesmo parecendo com o relatório emitido pelas urnas eletrônicas no início da votação, a zerésima do Sistot se refere ao sistema central que recebe os dados das urnas.

Já a zerésima das urnas eletrônicas será emitida em cada seção eleitoral no domingo, 27, antes do início da votação, garantindo que também não há votos registrados nas máquinas de votação.