Após derrota no Bafta, 'Ainda Estou Aqui' ainda mantém esperança no Oscar

Prêmio celebra Conclave, reconhece O brutalista, mas Emilia Pérez ganha de Ainda estou aqui. Apesar, da decepção, o sonho do Oscar permanece vivo.

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 13:55

Reprodução
Reprodução Crédito: Rees sociais 

O filme "Ainda Estou Aqui' perdeu a disputa para Emília Pérez, na categoria Melhor Filme, em lingua não inglesa no Bafta, principal premiação britânica de cinema. Mesmo com a derrota, o sonho continua vivo. O longa segue com chances de vencer a disputa do Oscar, que será daqui a duas semanas, em 2 de março, domingo de carnaval.

No Brasil, a premiação foi transmitida com um atraso, então a maioria dos fãs ficou sabendo da derrota de Ainda estou aqui por um pequeno anúncio no próprio site do Bafta. O prêmio é gravado e transmitido por completo posteriormente, no entanto o próprio portal revela os vencedores antes. O fato pegou diversos espectadores de surpresa, já que essa foi a primeira vez que o evento teve transmissão no Brasil.

Apesar de não ter ganhado, Ainda estou aqui já é um dos longas brasileiros mais premiados internacionalmente. A produção acumula 34 vitórias em 59 indicações, considerando todos os festivais pelos quais o filme passou desde a estreia. Só nas últimas semans, Ainda estou aqui ganhou o Gold Derby de Melhor filme estrangeiro e o Goya de Melhor filme ibero-americano. Essa notoriedade é crucial na corrida para o Oscar, uma vez que as votações estão abertas para os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas até o dia 18 de fevereiro.

Esnobada da indicação no Bafta, Fernanda Torres é outra esperança do Brasil para a premiação da Academia. A vencedora do Globo de Ouro de Melhor atriz em filme de drama é uma das mais fortes na disputa pelo prêmio de Melhor atriz no Oscar.