Belém realiza programação em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

A programação gratuita ocorre das 8h às 17h, na Faculdade Finama. Serão dois dias de debates, oficinas, mesas de discussão e momentos culturais voltados para a promoção e valorização das lutas da população negra.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 10:17

A programação finaliza no final da tarde do dia 22, com uma mesa de encerramento, seguida de um momento cultural com a banda Fé no Batuque.
A programação finaliza no final da tarde do dia 22, com uma mesa de encerramento, seguida de um momento cultural com a banda Fé no Batuque. Crédito: Agência Belém

Para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Belém realiza programação especial e apoia eventos em parceria com comunidades da capital.

Nos dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta-feira, a Prefeitura promove o evento “Saúde e Equidade no SUS: abordagens interseccionais da luta antirracista”. A programação gratuita ocorre das 8h às 17h, na Faculdade Finama. Serão dois dias de debates, oficinas, mesas de discussão e momentos culturais voltados para a promoção e valorização das lutas da população negra, numa parceria com o Governo Federal e Universidade do Estado do Pará (Uepa), visando promover ações e serviços voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant).

A programação inicia na quinta-feira, 21, às 8h, com a Mesa de Abertura “Equidade no Sus: a luta antirracista no contexto da saúde da população negra”, composta por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Coant, do programa do Governo Federal Pet-Saúde e de integrantes de movimentos negros. “Essa mesa vem com a proposta de debater sobre as políticas públicas dessa gestão que foram voltadas para os movimentos negros, o que as secretarias do município fizeram em prol da saúde e equidade no SUS no âmbito antirracista, nesses quatro anos de gestão”, explica o psicólogo e representante da Coant, Mailson Nogueira.

Pela parte da tarde, a partir das 14h, estão programadas duas oficinas simultâneas: uma com o tema “raça, maternagem e acolhimento: os desafios no cuidado e maternagem de pessoas negras” e “intersecsionalidade em saúde para o trabalho e promoção de práticas antirracistas no SUS”.

Na sexta-feira, 22, outras duas oficinas estão previstas, a primeira será “Valorização da ancestralidade e das práticas de saúde nos e dos terreiros de matriz africana!”, a partir das 8h30 e “Perspectivas e enfrentamento de saúde mental para a população negra no Sus!”.

“É a primeira vez que estamos realizando esse evento. E ele é muito importante para se pensar sobre essa interseccionalidade que abrange várias questões do movimento negro”, complementa Nogueira.

O psicólogo acrescenta que, durante a atual gestão, a prefeitura implementou ações em prol da população negra, como a criação da Coordenadoria Antirracista de Belém, a visitação de terreiros para disponibilização de orientação jurídica, psicológica e cadastro das pessoas no Cadúnico. Segundo Nogueira, um amplo trabalho técnico e social para melhor se planejar a atenção à saúde da população negra, entre outras ações.

A programação finaliza no final da tarde do dia 22, com uma mesa de encerramento, seguida de um momento cultural com a banda Fé no Batuque.

Primeira Feira Negra do Quilombo Pedreirense

A Prefeitura de Belém apoia a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com a “Primeira Feira Negra do Quilombo Pedreirense”, organizada pelo Fórum de Lideranças do Bairro da Pedreira.

O evento será no sábado, 30 de novembro, no horário das 9h às 22h, na Aldeia Cabana, com entrada gratuita. A programação terá feira de vendas de roupas e objetos, rodas de conversa e apresentações culturais. Este é o segundo ano em que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é considerado feriado nacional.