Bloco Império Romano é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Pará

O projeto da deputada Lívia Duarte (PSOL) foi aprovado nesta terça-feira, 3, com unanimidade na Alepa.

Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 20:26

Belém possui uma forte tradição de blocos de rua.
Belém possui uma forte tradição de blocos de rua. Crédito: Divulgação

O Bloco Recreativo Carnavalesco Lítero-Musical e Antifóbico "Império Romano", com 54 anos de história, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará como patrimônio cultural imaterial para o estado do Pará. O projeto da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) foi aprovado nesta terça-feira, 3, pela unanimidade dos deputados. O projeto segue para a sanção do governador do estado.

O Bloco Império Romano é uma tradicional manifestação popular do calendário belenense, que representa o primeiro grito de folia a cada ano. Os brincantes vão às ruas realizam no dia de Natal (25 de dezembro), portanto, cerca de três meses antes do carnaval.

"No início eram somente alguns homens, mas o bloco foi aumentando a cada ano. Atualmente, a brincadeira chega a atrair mais de 20 mil brincantes", disse o dirigente do bloco, Herlander Andrade.

Este ano, o bloco será lançado de forma antecipada em uma solenidade na Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), às 20h, que vai homenagear personalidades importantes para a agremiação. Além disso, a organização do bloco vai comercializar indumentárias para custear as despesas da edição de 2024.