Dança Carajás Festival de Parauapebas oferece bolsas de estudo na Argentina e Portugal

Começa nesta quinta-feira, 21, a primeira edição do Dança Carajás Festival, no município de Parauapebas, sudeste do Pará. O evento será realizado até domingo, 24, no Centro Cultural Parauapebas, e vai distribuir premiações em dinheiro, troféu e bolsas de estudo em Bariloche, na Argentina, e em Portugal. “Essas...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:11

Começa nesta quinta-feira, 21, a primeira edição do Dança Carajás Festival, no município de Parauapebas, sudeste do Pará. O evento será realizado até domingo, 24, no Centro Cultural Parauapebas, e vai distribuir premiações em dinheiro, troféu e bolsas de estudo em Bariloche, na Argentina, e em Portugal.

'Essas bolsas de estudo não apenas proporcionarão um crescimento artístico significativo, mas também criarão memórias e conexões duradouras com a cultura desses países incríveis', disse diretor-geral do festival, Jarbas Alves. Durante quatro dias de evento, os dançarinos, bailarinos e coreógrafos do estado participarão de workshops e mostras competitivas. Ao todo, são 430 inscritos entre bailarinos e companhias de dança de todo o Pará, Piauí e Rio de Janeiro.

Os participantes das mostras competitivas serão avaliados e julgados por um corpo de jurados especializados nos mais diversos segmentos da dança, composta por Fábio Alcântara, Adriana Assaf, Gui Negão, Rose Monteiro e Jhean Allex.

'A ideia do Dança Carajás Festival é descentralizar a dança no estado. É trazer grandes eventos para outros municípios, além da capital Belém. É mostrar que nos interiores também existem excelentes profissionais da dança, e aliado a isso, vamos proporcionar muita troca de conhecimento e premiações', explicou o diretor.

Para se inscrever, é necessário a doação de uma lata de leite ninho, que será destinada às mães atendidas pelo Centro de Testagens Anônimas de Parauapebas, que auxilia mães portadoras do vírus HIV que não podem amamentar seus filhos recém-nascidos. 'É fundamental que todos os inscritos estejam cientes desse requisito e estejam preparados para realizar a doação no momento do credenciamento. Caso haja omissão ou não cumprimento desse requisito, as inscrições serão canceladas automaticamente, impossibilitando a participação no festival', pontuou Jarbas.

O Dança Carajás Festival foi o único festival do Pará e de toda a Região Norte do país selecionado para participar da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), que aconteceu entre os dias 1 e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil foi o convidado de honra deste evento e o Dança Carajás foi o único festival selecionado para representar o Estado do Pará e toda a Região Norte compondo com mais 90 produtores culturais a delegação brasileira no MICA 2023

'A ideia do Dança Carajás é realizar, em Parauapebas, o maior festival de dança do interior do estado do Pará, valorizando o cenário da dança paraense e descobrindo talentos em nossa cidade e região, proporcionando democratização do acesso à cultura e capacitação dos profissionais inscritos', finaliza Jarbas Alves.

SERVIÇO DANÇA CARAJÁS:De 21 a 24/09

Contatos para mais informações:E-mail :[email protected]:https://www.instagram.com/dancacarajas/WHATSAPP:(94) 9.9236-4397- Jarbas Alves Produções Artísticas