Dia Mundial de Proteção aos Manguezais é comemorado com programação cultural em Belém; confira

Hoje, 26, é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a data faz parte da campanha Julho Verde. Para celebrar a data e alertar o combate à crise climática, as 12 Associações de Usuários das Reservas Extrativistas do Pará, com articulação da ONG Rare, promovem uma programação cultural e socioambiental nesta...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:20

Hoje, 26, é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a data faz parte da campanha Julho Verde. Para celebrar a data e alertar o combate à crise climática, as 12 Associações de Usuários das Reservas Extrativistas do Pará, com articulação da ONG Rare, promovem uma programação cultural e socioambiental nesta quarta-feira, 26, no Solar da Beira, na Feira do Ver O Peso, em Belém.

O Julho Verde é um movimento dos extrativistas do litoral do Pará pela conservação dos manguezais amazônicos e dignidade de vida para as comunidades. Por meio da realização de campanhas, os guardiões e guardiãs dos manguezais são motivados a agir em prol desse ecossistema, especialmente na sua atuação perante as Reservas Extrativistas, as RESEX.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o litoral dos estados do Amapá, Pará e Maranhão abrigam 75% das florestas de mangue do Brasil. A área é a maior e mais preservada faixa contínua de manguezais do mundo, são 11.229 km² deste ecossistema que representa o berçário da vida marinha, com milhares de espécies de aves, peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos. Essa porção é chamada de maretório, uma palavra criada a partir de reivindicação popular, que significa a junção de território e maré.

O Pará possui em sua zona costeira 47 municípios, com 12 Reservas Extrativistas Marinhas (Resex) estabelecidas em 3641.42 km² de manguezais. Estima-se que somente no Pará mais de 41 mil famílias extrativistas vivam nas áreas de manguezal e são fundamentais para conservá-lo.

Confira a programação completa em Belém:

06h - 8h - Alvorada dos manguezais amazônicos com Carimbó Os Quentes da Madrugada, da Resex Chocoaré Mato Grosso09h - 12h - Feira Mães do Mangue - A economia criativa das mulheres extrativistas do litoral paraense15h - 16h Desfile Miss Extrativista e Poesia Manguezal16h - 17h - Roda de Conversa 'O valor das mulheres nos manguezais'17h - 19h - Roda de conversa 'Nosso mangue tem valor'19h - 20h - Video Mapping com Astigma e Carimbó os Quentes da Madrugada