Dia Nacional do Reggae: evento em Belém celebra a data com música, rodas de conversa e mostra de gastronomia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Há exatos 43 anos, o mundo perdia uma das maiores lendas da música popular: Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley. Sua influência perdura até os dias de hoje, conquistando o público global com o ritmo cativante e as letras carregadas de crítica social e pedidos de paz. No Brasil, sua memória é celebrada no dia 11 de maio, data de sua morte, instituída como o Dia Nacional do Reggae por lei sancionada em 2012.

Este ano, o Dia Nacional e Cultural do Reggae é marcado por uma série de atividades promovidas pela Associação Paraense da Cultura Reggae (APCREGGAE), visando homenagear o legado de Bob Marley e promover diálogos sobre a cultura regional e o empreendedorismo feminino. O evento, que acontece no ponto de cultura Oca da Índia, na Av. Senador Lemos, 4097, no bairro da Sacramenta, oferece uma programação diversificada que inclui música, rodas de conversa e gastronomia. E culminará com o ato show solidário, próximo dia 19 de maio no Complexo Ver-o-Rio.

CONTINUE LENDO...

Uma das características marcantes do reggae é sua capacidade de unir diferentes vozes e perspectivas em prol da cultura e da sociedade. Por isso, diversas personalidades ligadas ao movimento reggae e à cultura paraense marcam presença nas rodas de conversa. Entre os participantes, destacam-se nomes como Jean Roots, Conselheiro Municipal de Cultura; Carlinhos Nego Bantu, representante do Fórum dos Movimentos Reggae; e Lady Carol, do Movimento Lady do Reggae, DJ Cleide Roots do movimento Lage do Reggae e mais Roberto Pinheiro, Junior e Vitor Pedra, coordenadores da APCREGGAE, também estão entre os participantes que apresentam o protagonismo da cultura regional para a sociedade.

Além disso, temas como economia criativa, com foco no empreendedorismo feminino e social, são debatidos por figuras como Dona Taty, microempreendedora, e Renato Rosas, músico ativista e Dayse Moraes diretora da APCREGGAE contribuirão com o tema.

Para enriquecer ainda mais a experiência, o evento conta com uma demonstração de gastronomia jamaicana, com destaque para a regionalidade amazônica, comandada pela chef convidada Adria Soares. Essa fusão de sabores e culturas reflete a essência do reggae, que transcende fronteiras geográficas e culturais, unindo pessoas em torno da música e da mensagem de paz e igualdade.

Além das rodas de conversa e da gastronomia, a celebração se estende ao 27º Festival Tributo a Bob Marley, que ocorrerá no domingo, 19 de maio, no Complexo Ver-o-Rio. Este evento, que já se tornou tradicional no calendário cultural do município de Belém, promete uma experiência única para os amantes do reggae e da música em geral.

O Projeto foi selecionado pelo edital de Cultura Urbana e periférica da lei Paulo Gustavo através da Secretaria Estadual e Ministério da cultura e conta com participação de bandas, DJs e colecionadores, proporcionando uma diversidade de sonoridades e ritmos que refletem a riqueza do universo musical inspirado por Bob Marley. Para participar deste momento especial, basta contribuir com um quilo de alimento não perecível como forma de ingresso, uma iniciativa que não só permite o acesso ao evento, mas também contribui para ações sociais em benefício da comunidade atingida pelas catástrofes do Rio Grande do Sul e para a população carente de Belém do Pará.

Com essa programação abrangente e inclusiva, o 27º Festival Tributo a Bob Marley 2024 Reggae reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, da arte e da solidariedade, inspirando reflexões sobre questões sociais e culturais e fortalecendo os laços entre os diversos segmentos da sociedade.

Confira a Programação cultural:

PROGRAMAÇÃO DIA NACIONAL E CULTURAL DO REGGAE

SÁBADO, 11 de maio de 2024

Local: Oca da índia

Endereço: Av. Senador Lemos, 4079, Bairro da sacramenta

14H – SOLENIDADE DE ABERTURA

DJ Vitor Pedra e DJ Jr. Lapado

15H – RODA DE CONVERSA:

Protagonismo da cultura Regional Reggae para sociedade

Jean Roots – Conselheiro Municipal de Cultura

Carlinhos Nego Bantu – Fórum dos Movimentos Reggae

Roberto Pinheiro – Radialista e produtor cultural

Lady Carol – Movimento Lady do Reggae

Junior Pedra – Coordenador Geral APCREGGAE

Cleide Roots – DJ Movimento Lage Roots

DJ Vitor Pedra – Coordenador Adjunto APCREGGAE

17H – RODA DE CONVERSA:

Economia Criativa, Empreendedorismo feminino e social

Dona Taty – Microempreendedora

Dona Zeca – Chef cozinha (Barcarena)

Renato Rosas – Músico ativista OCAS.Ong/ G10 Favelas

Dayse Moraes – Produtora e comunicadora

Junior Pedra – Coordenador Geral APCREGGAE

18H – Cozinha Roots: Demonstração Gastronomia Jamaicana focado na Regionalidade Amazônica

Chef convidada: Adria Soares

19H – Tropical Reggae – acústico

20H – DJs da APCREGGAE

VER MAIS

VER MAIS