Dona Onete lança "Quatro Contas", música que inspirou enredo da Grande Rio; Ouça

A canção traz a força das crenças caboclas e a musicalidade ancestral em uma obra carregada de axé

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 18:45

Dona Onete lança "Quatro Contas", música que inspirou enredo da Grande Rio em 2025
Dona Onete lança "Quatro Contas", música que inspirou enredo da Grande Rio em 2025 Crédito: Divulgação

No alto dos seus 85 anos, Dona Onete segue cumprindo seu propósito: levar o Pará para o mundo. Em seu novo single, "Quatro Contas", a compositora e cantora nos guia por um mergulho nas encantarias amazônicas, reverenciando as protetoras espirituais que a acompanham desde menina.

A faixa chegou às plataformas nesta terça-feira (25) e é uma das inspirações do enredo da escola de samba Grande Rio (RJ) em 2025.

“Nunca imaginei que uma composição minha fosse inspirar uma escola de samba desse tamanho! ‘Quatro Contas’ nasceu das minhas crenças, do que carrego desde menina, e ver essas histórias no carnaval do Rio é uma alegria sem tamanho. É o Pará brilhando, nossa encantaria ganhando o mundo!”, disse Dona Onete.

Proteção e conexão com a natureza

Em "Quatro Contas", Dona Onete canta sobre fé, sobre proteção e sobre resistência. A vermelha é Mariana, a amarela é Jarina, a branca é Jurema e a verde é Herondina – entidades que a acompanham em sua jornada e que ecoam nas vozes e nos tambores da faixa.

"Essa música carrega a essência do nosso povo, do nosso jeito caboclo de acreditar e se proteger. O paraense tem fé em muitas coisas, vive e sobrevive com suas crenças e sua conexão com a natureza. Basta ir ao Ver-o-Peso para sentir essa energia e ver como as crendices fazem parte do nosso dia a dia", diz a compositora.

A música foi sendo gestada ao longo dos anos, nas vivências e nas histórias que Dona Onete guarda em sua bagagem. O resultado é uma obra que junta sonoridades do carimbó, percussão forte e coros gravados dentro do terreiro Casa de Mina Eira de Bárbara Soeira, em Outeiro, Belém.

A direção e produção musical são assinadas por Marcos Sarrazin, saxofonista da banda de Dona Onete. Ele teve a sensibilidade de transformar a gravação em um verdadeiro mergulho nas encantarias amazônicas para captar a atmosfera sagrada do processo, trazendo para a canção a força espiritual e a energia única desse universo.

O single “Quatro Contas”, de Dona Onete já está disponível em todas as plataformas digitais. Ouça: