Em Belém, Netflix grava documentário sobre brega das aparelhagens; assista

DJ Dinho do Tupinambá é personagem principal do documentário, que vai ao ar no streaming antes da COP 30, em novembro de 2025. Conteúdo também será exibido durante a programação do evento climático em Belém do Pará.

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 12:41

(A gigante do streaming explora a cultura e os sons das aparelhagens de Belém do Pará.)
(A gigante do streaming explora a cultura e os sons das aparelhagens de Belém do Pará.) Crédito: Arte: Gabriella Monteiro

Por Talytha Reis - Produtores da Netflix estão em Belém para as gravações de um documentário especial sobre o brega das aparelhagens, ritmo popular paraense que tem ganhado cada vez mais repercussão no Brasil e no mundo. As filmagens começaram na semana passada e devem finalizar em fevereiro. Vários pontos turísticos da capital, como Ver-o-Peso e Forte do Castelo já foram cenário para a série. 

Dj Dinho da aparelhagem Tupinambá é um dos personagens principais. O artista, que está há 43 anos tocando nas noites paraenses, contou sobre sua história que está atrelada ao altar sonoro. "Fizemos um passeio pela cidade, eu falei um pouco sobre a minha carreira, minha história e como começamos a fazer a sonoplastia e locução nas aparelhagens. Criamos essa interação com o público, única no Brasil. Fiquei feliz em ser lembrado como referência", disse. 

As gravações também foram feitas na casa do DJ. Na oportunidade, Dinho confirmou que aparelhagem retornará em 2025 o Icônico T o som da Amazônia o altar sonoro Tupinambá. "Uma dos objetivos é mostrar um pouco da história do brega, das aparelhagens e como elas colocaram a música da periferia em evidência", contou.

Conforme a Netflix, Wanderley Andrade e Pinduca também serão destaque na produção que vai estrear ainda este ano, antes da COP30, que acontece em Belém, em novembro de 2025. O documentário será exibido e eventos pré-Cop e durante a conferência climática.