Escritora paraense lança livro ilustrado sobre TDAH

Joanne Bonn lança seu primeiro livro infantil, 'Tatá Tem TDAH', inspirado em sua infância, abordando o transtorno com sensibilidade e reforçando a importância do apoio familiar e profissional.

Publicado em 19 de setembro de 2024 às 19:47

Escritora paraense lança livro ilustrado sobre TDAH
Escritora paraense lança livro ilustrado sobre TDAH Crédito: Divulgação

A escritora paraense, Joanne Bonn, filha de mãe pernambucana e pai mineiro, publicou seu primeiro livro infantil com a temática do TDAH. A obra, intitulada “Tatá Tem TDAH”, traz como protagonista Tatá, uma criança que possui o transtorno, mas ainda não tem consciência disso. Ao longo da história, Tatá descobre como transformar suas dificuldades em habilidades e percebe que pode alcançar tudo o que deseja, desde que tenha o apoio, acompanhamento e as condições necessárias para superar os desafios, assim como qualquer outra pessoa.

O livro foi inspirado em uma experiência vivida por Joanne na infância. Além de narrar a jornada de Tatá, a obra conta com a colaboração da psicóloga e neuropsicóloga Carolina Ventura Quemel Viegas, especialista em TDAH, que oferece sua visão profissional.

A escritora compartilha o que a motivou a escrever o livro: “Falar sobre TDAH é falar sobre pessoas. Pessoas que enfrentam dificuldades diárias e enfrentam questões que não são desafiadoras para pessoas atípicas. Realizar uma tarefa simples pode levar horas, seja pela dificuldade de começar, terminar, priorizar ou se organizar. Às vezes, você procrastina até o último minuto e, quando finalmente começa, o hiperfoco faz com que mergulhe na atividade como se fosse a mais interessante e importante do mundo.”

Ela também destaca a importância de entender como lidar com pessoas com TDAH: “Diante dessas dificuldades, é comum ouvir que você é preguiçoso, desorganizado ou que não se esforça o suficiente. Escutar isso por anos pode moldar sua autopercepção e as crenças sobre sua própria competência. Por isso, muitas pessoas com TDAH enfrentam baixa autoestima e sentimentos de incapacidade e inadequação. Com maiores riscos de desenvolver sintomas de ansiedade e depressão, as dificuldades cognitivas podem se intensificar, criando um ciclo negativo”, explica Joanne.

O livro “Tatá Tem TDAH” descreve, de forma sensível, o cotidiano de uma criança com TDAH, destacando como cada dia é desafiador e desgastante, e o quanto é essencial o apoio de profissionais, da família e da escola. “O livro traz uma proposta subversiva sobre a neuroatipicidade, sob o olhar da criança: um olhar ingênuo, mas criativo, que possibilita inúmeras ressignificações. Tatá apresenta o TDAH do tipo combinado, ou seja, tanto os sintomas de hiperatividade/impulsividade quanto os de desatenção são significativos e afetam seu desempenho funcional. Não se trata de um simples esquecimento, mas de esquecimentos, distrações e atrasos persistentes no dia a dia”, comenta a autora.

Joanne Bonn, natural do Pará, atualmente vive no interior da França, em uma região campestre, com seu companheiro e filhos. “Tatá Tem TDAH” é sua primeira obra infantil, inspirada em uma experiência de sua própria infância.

O livro, publicado pela Editora Amélie, está à venda na Loja da Amélie: https://www.amelieeditorial.com/