Foto: Hilton Naka/ Divulgação.
Foto: Hilton Naka/ Divulgação.

Espetáculo ‘Nossa Energia Move o Mundo’ estreia nos palcos paraenses

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com o patrocínio da Equatorial Pará e Ministério da Cultura, peça teatral busca conscientizar público infanto-juvenil para uso responsável da energia elétrica.

De 1º a 13 de abril, o espetáculo “Nossa Energia Move o Mundo” será apresentado em turnê por Belém, Ananindeua e Marituba, em 10 apresentações gratuitas. Com foco no público infanto-juvenil da rede pública de ensino e de comunidades periféricas, a peça tem o foco na conscientização e no uso responsável da energia elétrica.

CONTINUE LENDO...

Na montagem produzida pela Samaúma Cultural, de Belém, os atores Marcelo Villela e Mário Zumba darão vida a dupla de palhaços “cientistas” Thomas e Edson. De forma lúdica e didática, a dupla vai abordar o tema da eletricidade, desde os primeiros experimentos e seus respectivos pesquisadores, até suas formas modernas de geração e distribuição de energia.

O espetáculo também aborda as diversas modalidades de geração de energia, priorizando o modelo energético utilizado no Brasil. “A ideia é alertar para os perigos do mau uso da eletricidade, estimular o consumo consciente de energia elétrica e o combate ao seu desperdício”, destaca o coordenador e diretor de produção do projeto Deísio Costa, diretor da Samaúma Cultural.

“A ideia é que a partir da conscientização com a peça teatral, a gente incentive a redução de acidentes elétricos dentro das residências e nas ruas, utilizando uma linguagem acessível a crianças e jovens”, complementa Deísio.

Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o espetáculo é uma forma educativa de orientar crianças e adolescentes. De acordo com ela, a distribuidora de energia sempre busca projetos e novos formatos para compartilhar informações relevantes com a sociedade.

“A Equatorial trabalha para democratizar a arte e conscientizar o público. O lúdico encanta a todos. Então, o espetáculo teatral é uma forma que encontramos para repassar mensagens importantes como a segurança. Temos certeza que os jovens sairão dos locais de apresentação e transmitirão os ensinamentos às famílias e amigos, o que é muito importante”, pontua Michelle.

A montagem tem cerca de 50 minutos com roteiro de Mário Zumba, direção cênica de Marton Maués e figurinos de Hélio Alvarez. A cenografia é assinada por Ribamar Diniz e Monique Ferreira.

Ocorrências

O caráter divertido do espetáculo busca conscientizar cerca de dois mil espectadores que vivem em áreas com riscos de acidentes com a energia elétrica. Diversos temas serão discutidos.

No verão, por exemplo, todos os anos são registradas ocorrências com pipas que colocam em risco a vida de jovens, além de causarem instabilidades na geração de energia, quando empinadas próximas à fiação. Além disso, instalações irregulares, os chamados “gatos”, e uso de extensões e tomadas com adaptadores também são desafios a serem combatidos para evitar sobrecargas, choques e até incêndios.

Acessibilidade

As apresentações serão realizadas em locais com acessibilidade, com recursos de audiodescrição, tradução em Libras e atendimento específico para pessoas com dificuldade de locomoção e/ou com algum tipo de deficiência, quando houver necessidade.

Serviço
Espetáculo teatral
“Nossa Energia Move o Mundo”
Onde: Belém, Ananindeua e Marituba
Quando: 1º a 13 de abril de 2024
Locais:

  • Segunda-feira, 01/04, 10h, Marituba, São Francisco, Escola Dom Calábria.
  • Terça-feira, 02/04, 9h30, Belém, Jurunas, Teatro da Usina da Paz – Jurunas/Condor.
  • Quarta-feira, 03/04, 10h, Belém, Pedreira, Escola Almerindo Trindade.
  • Quinta-feira, 04/04, 10h, Belém, Curió Utinga, Escola Anésia.
  • Sexta-feira, 05/04, 10h, Belém, Coqueiro, Escola Alana de Souza Barboza.
  • Sábado, 06/04, 10h, Belém, Telégrafo, Escola Santo Afonso.
  • Segunda-feira, 08/04, 10h, Ananindeua, 40 Horas, Quadra de esportes João Nunes.
  • Terça-feira, 09/04, 10h, Belém, Cabanagem, Escola Cônego Batista Campos.
  • Quarta-feira, 10/04, 10h, Marituba, Almir Gabriel, Escola Suely Falcão.
  • Sábado, 13/04, 17h, Ananindeua, Guajará I, Sede da Associação de Moradores Guajará I.

VER MAIS

VER MAIS