Fafá de Belém tem a obra reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Pará

Deputados da Alepa aprovaram por unanimidade o projeto de lei.

Publicado em 17 de setembro de 2024 às 22:51

Fafá de Belém.
Fafá de Belém. Crédito: Instagram/Fafa de Belem/Altas Horas

Foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, 17, pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), um projeto de lei que declara a obra musical de Fafá de Belém como patrimônio cultural e imaterial do Pará. O projeto agora será enviado para a sanção do governador Helder Barbalho.

Fafá de Belém é uma das figuras proeminentes da música popular brasileira, com uma carreira marcada pela versatilidade. Embora tenha se destacado na MPB, ela também interpreta fados de Portugal e canções regionais paraenses.

Desde suas primeiras gravações com Paulo André e Ruy Barata até seu sucesso no brega, que a rendeu duas vitórias no Prêmio da Música Brasileira, sua trajetória é notável.

A paraense tem 30 álbuns gravados e 15 milhões de exemplares vendidos. Em 2024, ela foi enredo da escola de samba Casa Verde, de São Paulo, no Carnaval deste ano, com o tema “Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta”. Além de intérprete, Fafá também já atuou em novelas e foi apresentadora de televisão.