Publicado em 11 de março de 2025 às 19:06
Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), iniciativa que busca reconhecer e valorizar boas práticas no ensino da disciplina. Na edição passada, 10 professores medalhistas de ouro foram premiados com um intercâmbio científico e cultural em Xangai, na China.>
Como participar?>
Professores de Matemática de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever pelo site https://opmbr.org até 31 de maio de 2025. O processo seletivo contará com três etapas:>
Os premiados serão anunciados em novembro, recebendo medalhas nas categorias bronze, prata e ouro. Os vencedores do ouro ganharão uma viagem para Xangai, repetindo a experiência da edição anterior.>
O impacto da OPMBr>
A olimpíada foi criada em 2023 por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como uma resposta à deficiência no ensino de Matemática no Brasil. O país ocupa a 65ª posição entre 81 nações no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Em contrapartida, o Brasil tem matemáticos renomados mundialmente e faz parte da elite da Matemática internacional (Grupo 5 da International Mathematical Union - IMU).>
Para reverter esse quadro, a OPMBr busca disseminar boas práticas e incentivar a colaboração entre professores. Os medalhistas de ouro da primeira edição já estão compartilhando seus conhecimentos por meio de palestras e workshops.>
Inspiração chinesa>
Entre os premiados de 2024, o professor paraense Romis de Sousa Morares, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, destacou a abordagem coletiva dos professores chineses. "Lá, o planejamento de aula é feito em grupo, e os professores avaliam o desempenho uns dos outros. Essa troca contínua melhora a qualidade do ensino", comenta.>
A disciplina e o rigor acadêmico são outros diferenciais do modelo chinês, onde as metas educacionais são bem definidas e constantemente revisadas. A valorização dos professores também chama atenção: os novatos passam um ano sob orientação de docentes experientes antes de assumirem turmas.>
De volta ao Brasil, Romis e outros medalhistas estão contribuindo para capacitar professores da rede pública, multiplicando os aprendizados adquiridos no intercâmbio.>
Um desafio para a educação brasileira>
O Brasil precisa melhorar seus índices de aprendizado em Matemática. Enquanto o país conta com pesquisadores renomados, o desempenho médio dos estudantes é baixo. Em contraponto, na China, tanto a elite quanto a média dos estudantes têm um alto nível de conhecimento matemático.>
"Queremos que a qualidade da Matemática no Brasil seja a regra, e não a exceção", afirma Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da OPMBr. "A olimpíada é um primeiro passo para mudar essa realidade, inspirando professores e levando boas práticas a mais escolas.">
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