Inscrições abertas para a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio 2025

Competição reconhece boas práticas no ensino da Matemática e premia professores com intercâmbio científico e cultural na China.

Publicado em 11 de março de 2025 às 19:06

Inscrições abertas para a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio 2025
Inscrições abertas para a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio 2025 Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), iniciativa que busca reconhecer e valorizar boas práticas no ensino da disciplina. Na edição passada, 10 professores medalhistas de ouro foram premiados com um intercâmbio científico e cultural em Xangai, na China.

Como participar?

Professores de Matemática de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever pelo site https://opmbr.org até 31 de maio de 2025. O processo seletivo contará com três etapas:

  1. Prova online: realizada em junho.
  2. Envio de vídeo: apresentação de metodologias e experiências aplicadas em sala de aula.
  3. Entrevista: avaliação por especialistas, incluindo renomados educadores e matemáticos.

Os premiados serão anunciados em novembro, recebendo medalhas nas categorias bronze, prata e ouro. Os vencedores do ouro ganharão uma viagem para Xangai, repetindo a experiência da edição anterior.

O impacto da OPMBr

A olimpíada foi criada em 2023 por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como uma resposta à deficiência no ensino de Matemática no Brasil. O país ocupa a 65ª posição entre 81 nações no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Em contrapartida, o Brasil tem matemáticos renomados mundialmente e faz parte da elite da Matemática internacional (Grupo 5 da International Mathematical Union - IMU).

Para reverter esse quadro, a OPMBr busca disseminar boas práticas e incentivar a colaboração entre professores. Os medalhistas de ouro da primeira edição já estão compartilhando seus conhecimentos por meio de palestras e workshops.

Inspiração chinesa

Entre os premiados de 2024, o professor paraense Romis de Sousa Morares, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, destacou a abordagem coletiva dos professores chineses. "Lá, o planejamento de aula é feito em grupo, e os professores avaliam o desempenho uns dos outros. Essa troca contínua melhora a qualidade do ensino", comenta.

A disciplina e o rigor acadêmico são outros diferenciais do modelo chinês, onde as metas educacionais são bem definidas e constantemente revisadas. A valorização dos professores também chama atenção: os novatos passam um ano sob orientação de docentes experientes antes de assumirem turmas.

De volta ao Brasil, Romis e outros medalhistas estão contribuindo para capacitar professores da rede pública, multiplicando os aprendizados adquiridos no intercâmbio.

Um desafio para a educação brasileira

O Brasil precisa melhorar seus índices de aprendizado em Matemática. Enquanto o país conta com pesquisadores renomados, o desempenho médio dos estudantes é baixo. Em contraponto, na China, tanto a elite quanto a média dos estudantes têm um alto nível de conhecimento matemático.

"Queremos que a qualidade da Matemática no Brasil seja a regra, e não a exceção", afirma Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da OPMBr. "A olimpíada é um primeiro passo para mudar essa realidade, inspirando professores e levando boas práticas a mais escolas."

Serviço

  • Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) – Segunda edição
  • Inscrições: até 31 de maio de 2025
  • Site: https://opmbr.org