Marina Castro lança livro 'As Formas sociais do Gosto. Sensorialidades e sensibilidades na Feira do Guamá'

A autora, dicute no seu livro, a experiência social do gosto com base em uma etnografia realizada na dinâmica Feira do Guamá.

Publicado em 18 de março de 2025 às 14:54

Lançamento do livro  'As Formas sociais do Gosto. Sensorialidades e sensibilidades na Feira do Guamá'.
Lançamento do livro  'As Formas sociais do Gosto. Sensorialidades e sensibilidades na Feira do Guamá'. Crédito: Divulgação

Ocorre no próximo dia 18 de março, às 19h, no Sesc Ver-o-Peso, o lançamento do livro “As Formas sociais do Gosto”, da antropóloga Marina Ramos Neves de Castro, da UFPA. A autora, que é professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, discute, no seu livro, a experiência social do gosto com base em uma etnografia realizada na dinâmica Feira do Guamá, segunda maior feira de Belém, depois do Ver-o-Peso.

O livro é resultado de pesquisa etnográfica realizada entre 2011 e 2018, inicialmente no âmbito do curso de mestrado em Artes e, em seguida, para a obtenção do título de doutora em Antropologia junto ao Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) da UFPA. A pesquisa se insere no conjunto dos estudos já existentes sobre as feiras amazônicas, acrescentando, a esses debates, a perspetiva da antropologia dos sentidos e da etnografia sensorial.

A autora alicerçou suas análise nas perspectivas fenomenológicas de Maurice Merleau-Ponty e de Alfred Schütz, combinando-as com o interpretativismo antropológico e suas críticas pós-modernas, a antropologia modal de François Laplantine e as antropologias sensorial e dos sentidos de David Le Breton, David Howes e Constance Classen, além dos estudos de cultura material de Daniel Miller e Chris Tilley. Com isso, Marina Castro pôde proceder à realização de uma etnografia sensorial, como proposto por Sarah Pink, com base na concepção de que etnografia é teoria, conforme sugerido por Mariza Peirano.

Seu orientador, o professor Fabiano Gontijo, do PPGA da UFPA, enfatiza, no prefácio que faz ao livro, “a inventividade do tema, a originalidade da abordagem, a criatividade da metodologia, a criticidade da revisão teórica e (...) a reflexividade do engajamento (político) da pesquisadora”. O professor, além disso, sintetiza o livro da seguinte maneira:

“Participando ativamente da vida dos feirantes, compartilhando sensorialidades e formulando socialidades no cotidiano da feira, Marina Castro acabou por revisar o alcance da teoria do gosto proposta por Pierre Bourdieu no fim da década de 1970. Para ela, o gosto, enquanto forma de expressão e sociação, não deve ser reduzido à condição de um simples prazer estético ou enquadrado em categorias pautadas pelas concepções hegemônicas de beleza, ideal ou perfeição. O gosto passa a ser, assim, muito mais do que um princípio de organização social. Ela o demonstra primorosamente, em particular, nos “retratos sensoriais” apresentados no quinto capítulo, em meio aos conceitos de espacialidade, sensibilidade, percepção, sentidos e sinestesia”.

O lançamento do livro será precedido por um colóquio do grupo de pesquisa coordenado pela professora, o SISA, Grupo de pesauisq sobre Sociabilidades, Intersubjetoividade e Sensibilidades Amazônicas, o “XI Colóquio do SISA: A escrita da cultura e das sensorialidades”, que vai discutir as metodologias relacionadas à pesquisa sobre as sensorialidades na vida social.

Sobre a autora:

Marina Ramos Neves de Castro é mestre em Estudo das Sociedades Latino-Americanas pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina, ligado à universidade Sorbonne e, também, mestre em Artes pela UFPA. É doutora em Antropologia, também pela UFPA e desenvolve pesquisas sobre sensibilidades amazônicas, notadamente junto a populações tradicionais da região. Na Faculdade de Comunicação dá aulas sobre Estética da Comunicação e no PPGCOM ministra aulas sobre Teorias da Cultura.

Serviço:

Data: 18 de março de 2025

Local: Sesc Ver-o-Peso

Horário: às 17h - XI Colóquio do SISA: A escrita da cultura e das sensorialidades

às 19h - Lançamento do livro As Formas sociais do Gosto