Publicado em 11 de outubro de 2024 às 17:05
Em outubro, a maior manifestação popular do Norte do Brasil celebra a potência matriarcal da Amazônia. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré homenageia a Padroeira do Pará e leva dois milhões de pessoas às ruas de Belém. Um povo que crê, que roga e agradece, mas que também dança, canta e se reúne em banquetes amazônicos - entre o sagrado e o profano. Em um projeto inédito, o Psica ocupa o coração desta festa em uma transmissão ao vivo, narrando cada detalhe a partir da perspectiva de vozes LGBTAPN+, da religião de matriz africana e narrativas com a cara da periferia e do interior da Amazônia. A festa do povo contada pelo povo.
O Psica de Nazaré será um grande encontro no Canto Coworking, transmitido ao vivo pela internet pelos âncoras Naieme e Jeff Moraes, duas estrelas da nova geração da música amazônida. Eles vão receber convidados, artistas, pesquisadores, ativistas e influenciadores periféricos, pretos e indígenas, principalmente da região Norte, mostrando a confraternização, bate-papos, pocket shows e imersão gastronômica. A dupla vai mostrar ainda as histórias de fé dos romeiros, que serão acolhidos na tenda do Psica de Nazaré nas duas maiores procissões do Círio: a Trasladação, no sábado à noite, e a Grande Procissão, no domingo.
No sábado e domingo, o Psica de Nazaré transmite da Trasladação e da Procissão do Círio, direto do Canto Coworking, esquina com vista privilegiada para as procissões do Círio de Nazaré, em um dos prédios mais icônicos de Belém, o Edifício Manoel Pinto da Silva. A celebração psiquenta terá shows de Layse, Íris da Selva e Luê, além dos mestres Manoel Cordeiro, Lourival Igarapé, Junior Soares e a mestra Nazaré Pereira.
Entre as participações confirmadas, estão os artistas visuais Santo, Gabriel Cardoso, Naré e Guilherme Tasrky; a galera da aparelhagem, David Sampler, Marcos Maderito e Keyla Gentil; o chef de cozinha amazônica Rubão e o músico LGBTQIAPN+ Aqno, entre muitos outros convidados.