Teatro de rua se apresenta na Usina da Paz Cabanagem, em Belém

O Grupo Experimental de Teatro (GeMtE) realizará uma vivência artística na Usina da Pazda Cabanagem, com oficina de teatro para locais alternativos e apresentação do espetáculo“Quem Vai Pagar o Pato?”, de 10 a 13 de junho. A programação é o resultado do projeto “Tem GeMtE nas Usinas”, aprovado pelo edital “Cultura Livre” (2023), da Fundação...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 15:43

O Grupo Experimental de Teatro (GeMtE) realizará uma vivência artística na Usina da Pazda Cabanagem, com oficina de teatro para locais alternativos e apresentação do espetáculo'Quem Vai Pagar o Pato?', de 10 a 13 de junho. A programação é o resultado do projeto 'Tem GeMtE nas Usinas', aprovado pelo edital 'Cultura Livre' (2023), da Fundação Cultural do Pará (FCP).

A oficina de teatro para locais alternativos irá abordar práticas e metodologias acumuladas eusadas pelo grupo para a construção de seus trabalhos artísticos no decorrer de seus 15anos de existência.

O Espetáculo'Quem vai pagar o Pato?' é um espetáculo de rua que leva à cena a trajetória de trêsgalinhas, enganadas pela promessa de uma vida melhor e levadas à um curral onde vivema trabalhar, sendo subjugadas aos mandos e desmandos de um pato charlatão que asexplora até à exaustão.

Putrião Peposaca, o pato mau caráter, tenta implantar a ideia deque as galinhas são capazes de produzir ovos de ouro, e quando esse dia chegar, elasdeixarão de ser cativas para terem a tão sonhada liberdade. No entanto, Minorca, a galinhaesperta, desconfiada das intenções do pato falastrão, passa a questionar a situação e tentadespertar suas irmãs, Conchinchina e Dominique, para suas verdadeiras condições,incitando-as à liberdade. Mas a Raposa, esperta e sorrateira, é quem controla tudo.

O espetáculo surge da iniciativa de jovens criadores da cena amazônida, que encontraramnas farsas e autos populares, gêneros dramáticos que satirizam os comportamentossociais, expondo-os de maneira ridícula, colocando em xeque posições sociaishistoricamente bem delimitadas, e usando a ludicidade para despertar o pensamento crítico.O GEMTE – Grupo Experimental de Teatro é um grupo independente, formado por jovensartistas da cidade das mangueiras, Belém do Pará, que amam e aspiram diversas formasde arte, transmitidas através das peculiaridades do teatro. Surgiu no afã da cenacontemporânea em busca de uma linguagem teatral que ambiciona quebrar otradicionalismo dos palcos fazendo uso de práticas cênicas que levam em consideraçãodiferentes estéticas teatrais.

O experimentalismo dessa forma, permite atividades relacionadas à pesquisa e investigação, as próprias montagens, a descoberta de uma poética de trabalho, a vivência em grupo, também justapõe e aglutina distintas linguagens como dança contemporânea, artes visuais, performance, música e audiovisual.

Em 15 anos de existência, possui um repertório teatral com os espetáculos: Águas deMariana (2009), premiado pela Secretaria de Cultura do Pará - SECULT em 2008, atravésdo Edital do Fomento as Artes Cênicas Prêmio de Teatro Cláudio Barradas; AmazônicasLendas (2012); A mulher de gênio forte e o domador de Verona (2013), O lago verde oliva(2013), única encenação do Pará a participar da VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP ,ocorrida na cidade de Salvador (BA) em 2013; A megera tem que casar? (2015); Da cabeçaaos pés (2015); Quem vai pagar o Pato (2018), estreado no ENCENA - I Festival de Teatro de Ra de Belém; ECDISE (2019), selecionado e apresentado no 20º Festival de CenasCurtas do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte - MG.

ServiçoOficina de teatro para locais alternativos - dias 10 e 12 de junho, de 15h às 18h.Espetáculo 'Quem Vai Pagar o Pato?' - dia 13 de junho às 15h.Local: teatro da Usina da Paz Cabanagem.