Um ano sem Rita Lee: confira a trajetória da rainha do rock

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Há exatamente um ano, em 8 de maio de 2023, faleceu a Rainha do Rock, Rita Lee. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em maio de 2021, deixando o Brasil sem sua maior expoente do gênero.

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu no último dia do ano de 1947 em São Paulo (SP), sendo a mais nova das três filhas de Charles Fenley Jones e Romilda Padula. Charles era um dentista paulista descendente de imigrantes norte-americanos confederados estabelecidos em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, enquanto Romilda era paulista e filha de imigrantes italianos.

CONTINUE LENDO...

Rita construiu uma carreira de sucesso como cantora, compositora, multi-instrumentista, escritora e apresentadora, flertando com diversos gêneros musicais ao longo de mais de cinco décadas. Ela foi reconhecida como uma das mulheres mais influentes do país, destacando-se por seu pioneirismo, irreverência, opiniões fortes, defesa da liberdade e dos animais.

Ao lado dos irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, Rita gravou alguns dos álbuns fundamentais do rock brasileiro. Com a entrada de Roberto de Carvalho na banda, iniciou uma parceria musical e amorosa que durou a vida inteira. O casal teve três filhos: Beto Lee, João e Antônio.

Apesar do sucesso, Rita enfrentou episódios de internação por abuso de calmantes e álcool, além de ter sofrido um acidente em 1986 que a levou a uma cirurgia de reconstrução maxilar. Ela só conseguiu se livrar das drogas e do álcool em 2006, após procurar ajuda numa clínica de reabilitação.

Rita também participou de novelas da Globo, como Top Model, Vamp, Celebridade e Ti Ti Ti, além de comandar programas como TVLeeZão na MTV e o talk show Madame Lee no canal GNT, ao lado de Roberto. Também foi autora de sete histórias infantis.

A cantora anunciou sua aposentadoria dos palcos em 2012, devido à sua fragilidade física, e sua última apresentação, no Festival de Verão de Sergipe, terminou em polêmica após um incidente com a polícia. Rita foi encaminhada a uma delegacia após o show, acusada de desacato à autoridade, mas foi liberada em seguida.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }