Vale Tudo: 40 testes para Maria de Fátima e um ano para escolha de elenco

A novela foi um dos maiores sucessos da Globo da década de 80 e estreia nesta segunda-feira (31).

Publicado em 31 de março de 2025 às 11:20

Remake de Vale Tudo - 
Remake de Vale Tudo -  Crédito: Reprodução/TV Globo

Segundo Manuela Dias, 47, autora do remake da famosa "Vale Tudo", a produção da novela demorou cerca de um ano para escalar completamente o novo elenco e fez mais de 40 testes até encontrar a atriz que faria o papel de Maria de Fátima, um das personagens principais da trama escrita em 1988 por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassêres.

O convite surgiu depois da escritora apresentar à emissora sinopses inéditas. Mas, no momento, ela não pensou duas vezes e aceitou o convite para reescrever um dos maiores sucessos da Globo da década de 80.

"É um processo intenso e extenso. São muitas idas e vindas e, nessa costura, a gente também vai consolidando o conceito do remake. É uma posição curiosa: a gente não pode errar nessa escalada, mas também tem que arriscar. São dois polos de energia muito distintos".

Quando a notícia de que haveria um remake de "Vale Tudo", os telespectadores começaram a idealizar e se perguntar quem faria Odete Roitman? Maria de Fátima? Não demorou muito para que as primeiras informações vazassem.  No entanto, as respostas com os nomes dos atores dividiram opiniões. Debora Bloch é Odete, enquanto Bella Campos vive a filha de Raquel (Tais Araújo). As duas personagens, talvez, sejam as escalações que mais geraram burburinho.

Outro personagem que deu o que falar foi o de Heleninha. A atriz escolhida por Manuela para dar vida a personagem é Paola Oliveira. . A atriz já revelou que pediu um teste para participar. "A princípio, pensávamos: 'Será que cabe tanta energia dentro da Heleninha? Será que a Heleninha não tinha de ser mais semitonada? Será que ela é esse furacão Paolla?