Veja outros filmes nacionais indicados ao Oscar

Além de Melhor Filme, 'Ainda Estou Aqui' também foi indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro, mas este não é o primeiro longa brasileiro a conseguir tal feito.

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 19:45

Central do Brasil, de 1998, é um marco no cinema nacional. 
Central do Brasil, de 1998, é um marco no cinema nacional.  Crédito: Divulgação

A tarde desta quinta-feira (23) foi de muita emoção para os amantes da sétima arte. 'Ainda Estou Aqui', premiado longa de Walter Salles, foi indicado a três categorias no Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional.

Mas esta não é a primeira vez que um filme brasileiro é indicado ao Prêmio da Academia na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Confira outros longas abaixo.

O Pagador de Promessas

O filme de 1962 fala sobre a vida de Zé do Burro, que faz uma promessa após seu asno de estimação morrer. O longa ficou eternizado por ser o primeiro brasileiro indicado na categoria. 

O Quatrilho

Longa de 1995 conta história de quatro amigos, em dois casais, que resolvem viver juntos, mas a infidelidade entre eles gera um grande conflito. Glória Pires e Patrícia Pillar estrelam a produção.

O Que É Isso, Companheiro?

O filme narra o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick. E também é estrelado por Fernanda Torres e Selton Melo (Ainda Estou Aqui), foi ao ar em 1997.

Central do Brasil

Um dos grandes filmes da história do cinema brasileiro, a película eternizou Fernanda Montenegro, que concorreu a Melhor Atriz em 1999. Ele também bateu o recorde de indicações, com 4 nomeações. A história de Central do Brasil acompanha a jornada de Josué em busca do pai, após a perda trágica de sua mãe.