Belém recebe inspeção da Fifa em preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Com o avanço dos preparativos, Belém se prepara para se destacar no cenário internacional do futebol feminino.

Publicado em 5 de setembro de 2024 às 07:22

Mangueirão será o palco dos jogos em Belém - 
Mangueirão será o palco dos jogos em Belém -  Crédito: Roni Moreira/Agência Pará

Belém será a próxima cidade brasileira a receber uma visita importante da Fifa, marcada para o dia 4 de outubro de 2024. Esta inspeção é parte dos preparativos para a Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027, que será a 10ª edição do torneio e a primeira realizada no Brasil.

A visita da comitiva da Fifa tem como objetivo realizar uma primeira avaliação das condições da cidade para sediar os jogos.

A preparação para o evento inclui uma série de requisitos que as cidades candidatas precisarão atender. Em um workshop realizado na última segunda-feira, 2, representantes das cidades envolvidas na organização participaram de uma apresentação da Fifa sobre as exigências do torneio. Entre os participantes do Pará estavam o presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul; a diretora de futebol feminino da federação, Isabel Luna; o diretor de competições, Del Filho; e a diretora de marketing, Valeny Silva.

Durante o workshop, foram discutidos temas cruciais como centros de treinamento, hospitalidade, arenas de jogos, transporte, questões jurídicas e financeiras, além da apresentação do caderno de encargos que deve ser preenchido pelas cidades candidatas.

A Copa do Mundo Feminina de 2027 contará com várias sedes no Brasil, além de Belém. As outras cidades anfitriãs são Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Brasília. A previsão é que a partida de abertura ocorra no dia 24 de junho e a final em 25 de julho, ambas no Maracanã. As semifinais estão cogitadas para Brasília e São Paulo, enquanto a disputa pelo terceiro lugar poderá ocorrer em Belo Horizonte.

Com o avanço dos preparativos, Belém se prepara para se destacar no cenário internacional do futebol feminino, com a expectativa de contribuir significativamente para o sucesso da competição.