Copa do Brasil: CBF define data de sorteio da primeira fase; clubes paraenses conhecerão rivais

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil 2025 nesta sexta-feira; Remo, Tuna e Águia de Marabá conhecerão adversários

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 16:20

CBF define data do sorteio; clubes paraenses conhecerão rivais
CBF define data do sorteio; clubes paraenses conhecerão rivais Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2025 será realizado na próxima sexta-feira (7), às 15h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro. O evento terá transmissão ao vivo pela CBF TV.

A competição contará com a participação de 92 clubes. Destes, 80 iniciarão na primeira fase, enquanto os outros 12 já estão classificados para a terceira fase, conforme critérios esportivos da temporada anterior.

Premiação e novidades no formato

A edição de 2025 da Copa do Brasil distribuirá cerca de R$ 500 milhões em premiações aos clubes participantes.

A primeira fase terá mudanças em relação ao ano passado. Os confrontos serão disputados em partida única, com mando de campo para a equipe de pior classificação no ranking da CBF. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Clubes paraenses na disputa

O futebol do Pará terá três representantes na primeira fase da Copa do Brasil 2025: Remo, Tuna Luso e Águia de Marabá. O Leão Azul estará no Pote C, enquanto Tuna e Águia aparecem nos Potes F e E, respectivamente.

Com essa configuração, os times paraenses poderão enfrentar adversários de potes superiores na fase inicial. Caso avancem, seguirão para a segunda fase, que também será decidida em partida única, com o mando de campo definido por sorteio.

Critérios do sorteio

Os confrontos serão definidos conforme a distribuição dos clubes em oito potes, seguindo a organização abaixo:

  • Pote A x Pote E
  • Pote B x Pote F
  • Pote C x Pote G
  • Pote D x Pote H

Situação dos clubes paraenses no sorteio:

Pote C – Remo: Pode enfrentar adversários do Pote G, que inclui equipes como Boavista-RJ, Santa Cruz-RN e Olaria.

Pote E – Águia de Marabá: Terá pela frente um clube do Pote A, que conta com times como Atlético-MG, Fluminense e Grêmio.

Pote F – Tuna Luso: Pode encarar equipes do Pote B, que tem Ceará, Sport, Coritiba e Vitória.

O sorteio será determinante para as chances dos times paraenses na competição, que oferece não apenas visibilidade nacional, mas também uma premiação significativa a cada fase avançada.

Distribuição completa dos clubes por potes:

  • Pote A: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, RB Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
  • Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova-GO, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa-MA.
  • Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Amazonas, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB.
  • Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ.
  • Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá.
  • Pote F: Sergipe, Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-MT, Tuna Luso, Operário-MS e Concórdia.
  • Pote G: CSE, Boavista-RJ, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria e Portuguesa-SP.
  • Pote H: Votuporanguense, Guarany de Bagé, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência, União-TO, Dourados, Barcelona-RO e Oratório.

O sorteio definirá os primeiros duelos da competição, que promete fortes emoções desde a fase inicial.

Paysandu já garantido na terceira fase

O Paysandu não participará do sorteio porque já está classificado diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil 2025. O clube conquistou essa vaga ao vencer a Copa Verde 2024, título que dá acesso direto a essa etapa do torneio.

Dessa forma, o futebol paraense terá quatro representantes na Copa do Brasil 2025: Paysandu, Remo, Tuna Luso e Águia de Marabá.