Centro Cultural Bienal das Amazônias tem oficinas gratuitas de skate

O Centro Cultural Bienal das Amazônias oferece três kits de material infanto-juvenil ao público e o uso é determinado por horário de chegada.

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 12:47

Oficinas são ofertadas no bairro da Campina, em Belém - 
Oficinas são ofertadas no bairro da Campina, em Belém -  Crédito: Divulgação

O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) está oferecendo, gratuitamente, uma oficina para aqueles que desejam aprender ou aperfeiçoar suas manobras no Skate. As oficinas de Skateboard e Skate Street são ministradas pelos skatistas Gabriel Vasconcelos Leão e Walter Mártires, sempre de sexta a domingo. O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Gabriel Vasconcelos Leão é skatista há mais de 30 anos e representou Belém em diversos campeonatos dentro e fora do estado. Hoje, atua no skateboard como árbitro e instrutor formado pela Confederação Brasileira de Skateboard, entidade de representação do skate no País.

O instrutor explica que as aulas serão ministradas pensando no público que nunca praticou o esporte, mostrando os passos iniciais para o aprendizado seguro, mas também serão voltadas para quem já pratica e deseja aperfeiçoar-se, para tirar vícios de aprendizado, corrigir postura e posicionamento.

“A iniciativa do CCBA, tanto de alocar uma pista de skate em seu espaço quanto de promover a oficina, é muito visionária, pois o skateboard é o esporte que mais cresce atualmente entre a juventude. É uma ocupação positiva para os jovens, além de combinar muito bem com o tema das mostras de arte ao seu redor, que são oriundas das artes urbanas e dos insurgentes artistas de nosso Estado. A galera que colar para participar da oficina irá aprender a andar de skate se divertindo, de forma segura, em um lugar seguro, confortável e agradável. Oportunidade ímpar que vai durar pouco, então vale a pena aproveitar”, reforça Gabriel Leão.

Walter Mártires também possui uma longa jornada no Skate. Skatista há 28 anos, é instrutor qualificado pela Confederação Brasileira de Skate e especialista em Skate Street. Walter conta que Belém tem um grande público que pratica skate, e, receber o incentivo do Centro Cultural Bienal das Amazônias, é muito importante. “Essa iniciativa, dentro do Centro Cultural, está sendo muito importante para a cena do Skate Paraense, incentivando e dando oportunidade para quem quer se tornar um Skatista profissional e atleta olímpico. Acredito que o público vai gostar, além de ter uma perfeita pista para aprender a andar de Skate, pois os instrutores são profissionais”, garante.

As oficinas de skate no CCBA serão ministradas até o dia 22 de dezembro e irão funcionar como forma de permanência dos instrutores nos seguintes horários: sextas das 15h às 17h; sábados das 10h às 12h e das 15h às 17h; e domingos das 10h às 12h. Para participar será necessário utilizar equipamentos de proteção. O Centro Cultural Bienal das Amazônias oferece três kits de material infanto-juvenil ao público e o uso é determinado por horário de chegada.

Serviço

Oficina de Skate com Gabriel Vasconcelos Leão e Walter Mártires

Dia: sexta-feira (8) - 15h às 17h / sábado (9) - 10h às 12h e 15h às 17h / domingo (10) - 10h às 12h

Local: CCBA - R. Sen. Manoel Barata, 400 - Campina, Belém.