Ciclista olímpico desvenda doença terminal e causa comoção

Aos 48 anos, o ciclista vencedor de seis medalhas de ouro e uma de prata sofre de um tumor na próstata que se espalhou para outras partes do seu corpo.

Publicado em 21 de outubro de 2024 às 15:19

Ciclista olímpico desvenda doença terminal e causa comoção
Ciclista olímpico desvenda doença terminal e causa comoção Crédito: Reprodução/Instagram

No último sábado, 19, o ciclista britânico Chris Hoy, de 48 anos, anunciou que luta contra um câncer em estágio terminal. Ele, seis vezes campeão olímpico de ciclismo de estrada, revelou o tumor em uma entrevista ao jornal Sunday Times e anunciou que tem poucos anos de vida pela frente.

No ano passado, Hoy sofreu uma lesão ao levantar pesos em um ginásio. Desde aquele momento, ele começou a sentir dores no ombro e decidiu investigar a origem do problema. Os testes indicaram a presença de um câncer. Durante aquele período, sua esposa, Sarra Kemp, tinha sido recentemente diagnosticada com esclerose múltipla. Desde 2010, eles são casados e possuem dois filhos.

De acordo com ele, o câncer de próstata se disseminou para outros ossos do corpo, como quadril, pelve, coluna vertebral e costelas. A enfermidade está na fase quatro e, mesmo com tratamento disponível, Hoy estima que lhe restam apenas dois a quatro anos de vida.

“Para mim, a maior parte da batalha contra o câncer não tem sido física. Em minha mente, tem sido assim. Sinceramente, a maior parte do tempo estou bastante otimista e tenho uma felicidade autêntica. Isso é mais relevante do que as Olimpíadas. É mais relevante do que tudo. Trata-se de valorizar a vida e descobrir a felicidade", declarou o ciclista.

O ciclista olímpico possui seis medalhas de ouro e uma de prata. Em Londres 2012, ao conquistar duas medalhas de ouro em sua terra natal, tornou-se o mais condecorado atleta britânico até então, até ser ultrapassado por Jason Kenny em Tóquio 2020.