Copa Verde: Paysandu precisa repetir feito de 1973 para conquistar o título em Goiânia

Papão encara o Goiás nesta quarta (23), no Serra Dourada, e precisa vencer fora de casa para levantar sua quinta taça da competição regional.

Publicado em 22 de abril de 2025 às 11:12

Paysandu e Goiás se enfrentam no Serra Dourada - 
Paysandu e Goiás se enfrentam no Serra Dourada -  Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

O Paysandu Sport Club terá um desafio histórico nesta quarta-feira (23), quando enfrenta o Goiás, às 21h, no estádio Serra Dourada, pelo jogo decisivo da final da Copa Verde 2025. Após o empate sem gols no confronto de ida, em Belém, quem vencer no tempo normal garante o título. Em caso de nova igualdade, a taça será decidida nos pênaltis.

Para sair campeão, o Papão da Curuzu precisa repetir um feito que não acontece há 52 anos: vencer o Goiás fora de casa. A última e única vitória bicolor em solo goiano foi em 1973, quando o time paraense venceu por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. De lá pra cá, foram dez confrontos em Goiânia, com cinco vitórias do Esmeraldino, quatro empates e um único triunfo do Paysandu.

Apesar do retrospecto adverso, o Paysandu carrega o peso da tradição na Copa Verde. É o maior campeão da história, com quatro títulos e outros quatro vice-campeonatos, incluindo um revés justamente contra o Goiás, em 2023 — ano do único troféu conquistado pelo adversário na competição.

A decisão desta quarta promete fortes emoções. Com o histórico equilibrado, a rivalidade recente e a taça em jogo, a partida terá cobertura completa do Portal Roma News.