Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 14:58
Novak Djokovic venceu Alcaraz no grande confronto das quartas de final do Australian Open, que aconteceu na madrugada de quarta-feira (22), madrugada no Brasil. O sérvio de 37 anos venceu o espanhol Carlos Alcaraz, de 21, e prosseguiu na busca para conquistar pela 11ª vez o troféu do Grand Slam realizado em Melbourne.
Djokovic, que atualmente ocupa a sétima posição no ranking masculino, venceu de virada o número três do mundo após superar dores na perna esquerda. O tenista sérvio venceu a partida por 3 sets a 1 na Rod Laver Arena, em Melbourne Park, com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4, em três horas e 37 minutos.
Atualmente, Djokovic possui uma vantagem de 5 a 3 nos duelos com Alcaraz, seu adversário também na final dos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado. Está a dois jogos de bater o recorde absoluto de vitórias na série Grand Slam, que congrega os quatro principais tenistas. Atualmente, ele possui 24 anos, número idêntico ao alcançado pela australiana Margaret Court entre as décadas de 1960 e 1970.
Durante todo o jogo, o sérvio se dirigiu ao público, com quem mantém uma relação calorosa, tanto para o bem quanto para o mal. Expulso da Austrália em 2022 por não se vacinar contra a Covid-19, ele não se agradou das brincadeiras de um repórter local e se negou a dar uma entrevista após a sua partida anterior, nas quartas de final. Nesta ocasião, só houve aplausos.
O próximo desafio do astro será contra o alemão Alexander Zverev, que ocupa a segunda posição na classificação da ATP. Na outra extremidade da chave, as quartas de final serão jogadas na quinta-feira australiana, com os confrontos entre Jannik Sinner (ITA) e Alex de Minaur (AUS), e Ben Shelton (EUA) contra Lorenzo Sonego (ITA).