Publicado em 6 de novembro de 2024 às 09:33
Após um hiato de sete anos, o Brasil voltará a ter um representante permanente na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi confirmado como piloto da Sauber para a temporada de 2025, encerrando o período de 84 meses (ou 2556 dias) sem um brasileiro no grid completo da categoria, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017. A vaga de Bortoleto na Sauber substitui o experiente Valtteri Bottas e o coloca ao lado de Nico Hulkenberg, que deixará a Haas para se juntar ao time suíço no próximo ano.
Bortoleto conquistou atenção ao liderar o campeonato de Fórmula 2 e ser campeão da Fórmula 3 em 2023. Com 30 pontos da superlicença em seu nome — necessários para correr na F1 —, ele garantirá os pontos finais ao terminar entre os seis primeiros na F2, assegurando sua estreia na categoria principal.
Com a entrada de Bortoleto, ele se tornará o 32º brasileiro a competir na F1. Ele sucede Pietro Fittipaldi, que substituiu Romain Grosjean em duas provas de 2020, e Felipe Massa, o último a disputar uma temporada completa. Essa contratação reacende a tradição do Brasil na F1, país que historicamente produziu campeões como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.