Gabriel Bortoleto termina em 19º no GP do Japão e segue sem pontuar na F1 2025

Ainda sem pontuar no campeonato, Bortoleto enfrentou limitações do carro e uma largada ruim, o que comprometeu sua performance.

Publicado em 6 de abril de 2025 às 16:59

Gabriel Bortoleto lamentou o começo ruim de corrida - 
Gabriel Bortoleto lamentou o começo ruim de corrida -  Crédito: Redes sociais

O brasileiro Gabriel Bortoleto teve mais um fim de semana difícil na temporada 2025 da Fórmula 1. Neste domingo (6), no circuito de Suzuka, no Japão, o piloto da Sauber largou em 17º, mas terminou a corrida na 19ª e penúltima posição, ficando novamente fora da zona de pontuação.

Ainda sem pontuar no campeonato, Bortoleto enfrentou limitações do carro e uma largada ruim, o que comprometeu sua performance. Logo na primeira volta, foi ultrapassado por Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll, caindo para a última colocação. Após a corrida, o brasileiro reconheceu o mau início, mas justificou que os adversários usavam pneus macios, enquanto ele apostou em compostos duros.

“Minha largada não foi muito boa, não consegui sair bem. Tinham dois pilotos com pneus macios atrás de mim, então era óbvio que eu não ia ficar na frente deles. Dava para ter segurado o Ocon, mas ele teve uma largada melhor”, declarou à Band.

Durante a corrida, o desempenho do carro foi compatível com o pelotão do fundo. Bortoleto conseguiu superar Stroll, o único a fazer duas paradas, e chegou a tirar uma diferença de 2s5 para Ocon nas voltas finais. No entanto, enfrentou dificuldades para ultrapassar no tradicional e estreito circuito de Suzuka, mesmo com a ativação da asa móvel (DRS), e teve que se contentar com o 19º lugar.

Com o resultado, o brasileiro segue zerado no campeonato, ao lado de Fernando Alonso, Pierre Gasly, Jack Doohan e Liam Lawson — os únicos pilotos ainda sem pontuar em 2025. Sua melhor colocação na temporada foi um 14º lugar no GP da China.