Keno Marley vence na estreia e avança no boxe

Na estreia do boxe brasileiro nos Jogos Olímpicos, o baiano venceu Patrick Brown por decisão dividida e segue vivo na briga.

Publicado em 28 de julho de 2024 às 17:40

Keno Marley em Paris - 
Keno Marley em Paris -  Crédito: Gaspar Nóbrega/COB

O boxe brasileiro fez sua estreia oficial nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, na North Paris Arena. Keno Marley Machado, no até 92kg, subiu ao ringue na noite deste domingo, 28. O brasileiro venceu o britânico Patrick Brown por decisão dividida e avançou às quartas de final do torneio. Agora, ele enfrentará o cazaque Nazym Kyzaibay na luta pela medalha. As surpresas no dia foram as eliminações do cubano Julio Cesar La Cruz e do italiano Aziz Mouhiidine.

No primeiro round, o combate iniciou equilibrado, com ambos os boxeadores trocando alguns golpes. Pouco depois, Keno conectou as melhores investidas na reta final e saiu em vantagem por unanimidade. Ele seguiu bem na parcial seguinte, mesmo com o crescimento do atleta da Grã-Bretanha. Desse modo, com mais um triunfo parcial, agora por 4 a 1 na decisão dividida, o baiano apenas administrou a diferença no terceiro assalto e confirmou sua classificação.

Apesar da dominância na luta, no qual Keno levantou o punho ao final dos três rounds, o pugilista segue conservador quanto ao pódio. Neste domingo, dois candidatos a medalhas, o cubano bicampeão olímpico Julio Cesar La Cruz e o italiano duas vezes medalhista mundial Aziz Mouhiidine foram surpreendidos e deixaram a competição ainda na primeira rodada. “Hoje foi um dia atípico, em que vários nomes que eram dados como favoritos foram eliminados. Eu tive que ser o primeiro a lutar da delegação aqui em Paris, e saí com a vitória, isso é importante para todo o grupo”, explicou o atleta.