Novo reforço do Remo, Klaus tem história emocionante: ensinou massagista do Ceará a ler e escrever

A atitude de Klaus rendeu frutos, e ele recebeu o troféu "Não é só futebol" da CBF em 2021. Seu Orlando também esteve presente no evento.

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 09:43

Seu Orlando e o zagueiro Klaus em evento da CBF - 
Seu Orlando e o zagueiro Klaus em evento da CBF -  Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

O zagueiro Klaus, recentemente anunciado como reforço do Clube do Remo, carrega uma história inspiradora que vai além do futebol. Em 2021, enquanto jogava pelo Ceará, Klaus decidiu ajudar Seu Orlando, um funcionário do clube que não sabia ler nem escrever.

Com 62 anos na época, Seu Orlando era um dos 11 milhões de brasileiros que não sabiam ler nem escrever, de acordo com dados do IBGE. No entanto, graças à solidariedade e ao empenho de Klaus, ele começou a aprender.

Klaus comprou livros e começou a dar aulas a Seu Orlando enquanto ambos estavam no departamento médico do Ceará. O zagueiro se recuperava de uma lesão, e Seu Orlando aproveitou a oportunidade para aprender.

A história de Seu Orlando é marcada por desafios. Ele teve uma infância difícil e nunca teve a oportunidade de estudar regularmente. No entanto, com a ajuda de Klaus, ele começou a ler palavras simples e a escrever.

A atitude de Klaus rendeu frutos, e ele recebeu o troféu "Não é só futebol" da CBF em 2021. Seu Orlando também esteve presente no evento.

Embora Klaus não esteja mais no Ceará, Seu Orlando continua a lutar para aprender e alcançar seu objetivo de ler a Bíblia todos os dias em casa. A história de Klaus e Seu Orlando é um exemplo inspirador de como o futebol pode ir além do esporte e fazer a diferença na vida das pessoas.