Phelipe Rodrigues e Gabriel Bandeira garantem prata e bronze para o Brasil nesta quinta

Atletas paralímpicos garantiram as medalhas na natação, no segundo dia de competições de Paris 2024.

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 19:36

Phelipe Rodrigues e Gabriel Bandeira.
Phelipe Rodrigues e Gabriel Bandeira. Crédito: Wander Roberto/CPB e Divulgação/CPB

O Brasil segue voando nas Paralimpíadas de Paris 2024. Nesta quinta-feira, 29, o Time Brasil conquistou três medalhas e assumiu a 7ª colocação no quadro de medalhas geral. Após o ouro de Gabrielzinho Araújo, Phelipe Rodrigues e Gabriel Bandeira garantiram medalha de prata e bronze, respectivamente, também na natação.

Phelipe Rodrigues conquistou a prata nos 50 metros livre S10 (atletas com deficiência física de baixo comprometimento) e Gabriel Bandeira trouxe o bronze nos 100 metros borboleta S14 (atletas com deficiência intelectual).

Phelipe Rodrigues chegou a Paris com o status de maior medalhista do Brasil em atividade. Os oito pódios viraram nove depois de uma prova forte na final dos 50 metros da classe S10. O pernambucano de 34 anos - que está na quinta Paralimpíada da carreira, medalhando em todas - competiu braçada a braçada com o australiano Thomas Gallagher, que acabou campeão com o tempo de 23s40. O brasileiro fechou com 23s54.

Mais cedo, Gabriel Bandeira, que chegou como detentor dos recordes mundial e paralímpico nos 100 metros borboleta S14, terminou a prova em terceiro lugar, com o tempo de 55s08. Ele ficou atrás do dinamarquês Alexander Hillhouse (ouro com 54s61, novo recorde paralímpico) e do britânico William Ellard (prata com 54s86). Esta é a quinta medalha paralímpica de Bandeira, que subiu ao pódio quatro vezes em Tóquio.

Com informações da Agência Brasil