Polícia Federal fiscaliza segurança privada no Mangueirão durante final da Supercopa

A ação faz parte das diretrizes do novo Estatuto da Segurança Privada, que estabelece normas para grandes eventos.

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 08:46

Agentes fiscalizaram a segurança privada no Mangueirão - 
Agentes fiscalizaram a segurança privada no Mangueirão -  Crédito: Divulgação/PF

Durante o jogo entre Botafogo e Flamengo, realizado no estádio Edgar Proença, o Mangueirão, neste domingo (2), agentes da Polícia Federal estiveram no local para fiscalizar o planejamento e a execução da segurança privada do evento. A ação faz parte das diretrizes do novo Estatuto da Segurança Privada, que estabelece normas para grandes eventos.

A PF verificou se as empresas responsáveis estavam cumprindo o planejamento de segurança e se os vigilantes possuíam o curso de extensão específico para eventos. Além disso, equipes da Polícia Federal monitoraram as imagens do Centro de Controle e Comando do estádio e realizaram inspeções nas áreas de revista pessoal, arquibancadas e divisões das torcidas.

A presença da PF faz parte de um levantamento sobre a atual situação da segurança em eventos esportivos. A partir do segundo semestre, quando as fiscalizações efetivas forem intensificadas, descumprimentos das exigências poderão resultar em autuações e multas. Enquanto isso, as empresas de segurança privada estão sendo orientadas sobre os ajustes necessários para garantir um ambiente seguro ao público.