Primeira taça de 2025, Paysandu e Tuna decidem a Supercopa Grão-Pará

A partida é uma oportunidade para as duas torcidas acompanharem a estreia dos elencos para 2025.

Publicado em 14 de novembro de 2024 às 10:09

Papão e Tuna vão disputar o primeiro título da temporada 2025 - 
Papão e Tuna vão disputar o primeiro título da temporada 2025 -  Crédito: John Wesley/Paysandu

Com o Paysandu garantindo permanência na Série B, o futebol paraense já começa a se organizar para uma temporada de 2025 repleta de competições. A abertura do calendário será marcada pela Supercopa Grão-Pará, em um clássico entre Paysandu e Tuna Luso, no dia 8 de janeiro, no Estádio Mangueirão. Este confronto vale título e será o primeiro "esquenta" para o Campeonato Paraense, previsto para começar três dias depois, em 11 de janeiro.

A Supercopa Grão-Pará reúne os campeões estaduais do Pará: Paysandu, vencedor do Campeonato Paraense da 1ª divisão, e Tuna Luso, campeã da Copa Grão-Pará. A partida é uma oportunidade para as duas torcidas acompanharem a estreia dos elencos para 2025.

O Paysandu terá uma temporada movimentada, disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, Copa Verde, Copa do Brasil e o estadual. Já a Tuna Luso, conhecida como Águia Guerreira, estará presente na Série D, Copa Verde, Copa do Brasil e Parazão. Em meio ao calendário paraense, Belém será palco da grande final da Supercopa do Brasil, no dia 2 de fevereiro, quando o Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil, enfrentará o campeão brasileiro de 2024, em jogo a ser realizado no Mangueirão.

A nível estadual, o Campeonato Paraense contará com 12 equipes que disputarão o troféu Estrela do Norte. O Congresso Técnico da Federação Paraense de Futebol acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de dezembro para definir o formato e as datas do torneio, que deve ter ajustes devido ao calendário Fifa. O Parazão será um dos primeiros compromissos no ano para Remo, Paysandu, Tuna Luso e São Francisco, que também representarão o estado na Copa do Brasil, ao lado de Remo e Paysandu na Copa Verde.

No segundo semestre, o Campeonato Brasileiro terá duas divisões representadas por clubes paraenses: Paysandu e Remo disputam a Série B, enquanto Águia e Tuna Luso estarão na Série D. Com uma temporada cheia, o futebol paraense promete grandes emoções e desafios para seus principais clubes e torcidas ao longo de 2025.