Foto: Matthew Ashton/Getty Images
Foto: Matthew Ashton/Getty Images

Que Oliver Kahn, que nada! Há 22 anos, Brasil conquistava o penta

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Foi em 30 de junho de 2002, há 22 anos, que a Seleção Brasileira conquistava o pentacampeonato mundial. Na grande final, os comandados de Luiz Felipe Scolari confirmaram o favoritismo construído durante a campanha com dois gols do artilheiro Ronaldo e bateram a Alemanha. Mas até levantarem a taça, em Yokohama, no Japão, as estrelas brasileiras tiveram uma longa jornada.

CONTINUE LENDO...

Foto: FIFA

Era a décima participação brasileira em Copa do Mundo. Depois de uma campanha nas Eliminatórias abaixo do esperado, o Brasil não chegava ao torneio com alto favoritismo por conta das desconfianças e estava no Grupo C ao lado de Turquia, Costa Rica e China.

Na estreia, a Seleção bateu a Turquia, em Ulsan, na Coreia do Sul, com gols de Ronaldo e Rivaldo. No segundo jogo, a goleada por 4 a 0 sobre a China, em Sogwipo, confirmou a classificação antecipada para as oitavas.

Diante disso, o técnico Felipão promoveu mudanças no time titular no terceiro jogo contra a Costa Rica. No último jogo em solo sul-coreano, em Suwon, mesmo poupando titulares, a Seleção venceu por 5 a 2, com dois gols de Ronaldo, um de Rivaldo, Edmílson e Júnior.

FOTO: Action Images / Tony O’Brien

Nas oitavas de final, em Kobe, no Japão, a Seleção Brasileira bateu a Bélgica por 2 a 0, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Nas quartas, em Shizuoka, também no Japão, um jogo memorável contra a Inglaterra. De virada, os brasileiros venceram os ingleses com gols de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, este último em uma cobrança de falta antológica.

Na semifinal, o Brasil reencontrou a Turquia, em Saitama. O jogo foi marcado pelo equilíbrio. Mas o artilheiro Ronaldo garantiu a classificação brasileira com um gol salvador de bico.

E para completar o ciclo vitorioso, com sete vitórias em sete jogos, as estrelas brasileiras não tomaram conhecimento da Alemanha e venceram por 2 a 0, com dois gols do artilheiro daquela edição: Ronaldo. Foram oito gols no total.

Foi o quinto título mundial do Brasil que já havia conquistado a taça em 1958, 1962, 1970 e 1994.

Nome dos 23 jogadores que conquistaram o penta: goleiros Marcos, Dida e Rogério Ceni; laterais Cafu, Roberto Carlos, Belletti e Júnior; zagueiros Roque Júnior, Edmílson, Lúcio e Anderson Polga; volantes Gilberto Silva, Kléberson e Vampeta; meias Ronaldinho Gaúcho, Ricardinho, Kaká, Juninho Paulista e Denílson; e atacantes Ronaldo, Rivaldo, Luizão e Edílson.

Atualmente, a Seleção Canarinho amarga uma seca de títulos mundiais. Na próxima edição do torneio, em 2026, o Brasil vai alcançar a marca de 24 anos de espera. Curiosamente, esse foi o mesmo tempo “na fila” quando a dupla Romário e Bebeto protagonizou o tetracampeonato, em 1994, no Estados Unidos.

VER MAIS

VER MAIS