Rafael Macedo cai nas quartas e vai para a repescagem do judô

Rafael Macedo sofre waza-ari no fim e cai nas quartas de final do peso-médio de judô masculino em Paris.

Publicado em 31 de julho de 2024 às 09:18

Rafael caiu para espanhol - 
Rafael caiu para espanhol -  Crédito: Luiza Moraes/COB

Após vencer as duas lutas preliminares no peso-médio masculino de judô, Rafael Macedo não conseguiu se classificar às semifinais em Paris-2024. O brasileiro acabou sendo derrotado para o espanhol Tristani Mosakhlishvili e terá de escalar a repescagem para brigar pela medalha de bronze.

Atual número 11 do ranking mundial, Rafael Macedo teve pela frente o número 14 do mundo. Para o confronto, o brasileiro tentou repetir a estratégia adotada nas lutas anteriores, forçando a pegada no jugogi e sem grande ofensividade. No entanto, o plano não deu certo desta vez. Logo de cara, Macedo e Mosakhlishvili levaram um shido por evitar a pegada do adversário.

A luta permaneceu com poucas tentativas de ataque, mas com o espanhol sempre mais ativo. Já perto do fim do tempo regulamentar, o brasileiro tentou derrubar o espanhol, porém, Mosakhlishvili reverteu a ação e aplicou um Uchi-mata-gaeshi para abrir vantagem no duelo com um Waza-ari. Faltando poucos segundos de luta, o espanhol cozinhou o tempo e, inclusive, levou e levou o seu segundo shido (falso ataque).

Sem tempo tempo para reagir, o brasileiro acabou derrotado e terá de disputar a repescagem da categoria.