Região Norte terá três clubes na Série B pela primeira vez desde 2007

Outro tabu quebrado é o retorno do clássico Re-Pa, entre Remo e Paysandu, na Série B do Campeonato Brasileiro.

Publicado em 14 de novembro de 2024 às 08:05

Região Norte conta com três times na Segundona após 18 temporadas - 
Região Norte conta com três times na Segundona após 18 temporadas -  Crédito: Agência Pará

Depois de 18 temporadas consecutivas, a Região Norte contará com três representantes na Série B do Campeonato Brasileiro no ano de 2025.

A confirmação aconteceu nesta segunda-feira (12), com a vitória do Paysandu sobre o Brusque, por 1 a 0. Os três pontos conquistados confirmaram a permanência do Papão, com duas rodadas de antecedência, já que alcançou 46 pontos na tabela, ainda na rodada 36.

Nesta temporada, o Remo conquistou seu acesso na Série C do Brasileirão, e com isso retorna à Série B após três anos. O outro nortista é o Amazonas, que subiu na terceira divisão em 2023, e pela segunda vez na história disputará a segundona do Campeonato Brasileiro.

A última vez em que três clubes do Norte brasileiro disputaram a Série B aconteceu em 2006, durante a primeira edição de pontos corridos da divisão com 20 clubes, como é disputada hoje. Na época, Remo e Paysandu representaram o estado do Pará, enquanto São Raimundo representou o estado do Amazonas.

No ano anterior, o Remo havia conquistado o título da Série C, enquanto o Paysandu vinha de rebaixamento do Brasileirão, em penúltimo, disputado por 22 clubes. O São Raimundo já disputava a divisão, depois de terminar em 14º na Série B do ano anterior.

No entanto, desde o Brasileirão Série B de 2006, esta foi a única vez em que três clubes do Norte disputaram a competição. Paysandu, em 17º, e São Raimundo, em 19º, acabaram rebaixados à terceira divisão, enquanto o Remo também ficou na segunda metade da tabela, em 12º, mas conseguiu se salvar.

Outro tabu quebrado é o retorno do clássico Re-Pa, entre Remo e Paysandu, na Série B do Campeonato Brasileiro. A última vez que isso aconteceu foi justamente em 2006, com os dois turnos disputados no Mangueirão.

Pela 14ª rodada, sob mando do Remo, o Paysandu levou a melhor, vencendo por 2 a 0. Já na 33ª rodada, agora com o Bicola de mandante, o Leão superou o rival, vencendo por 3 a 1.

O último confronto entre eles por Campeonatos Brasileiros aconteceu na primeira fase da Série C de 2023, com vitória do Paysandu por 1 a 0, quase três meses antes do Papão conquistar o acesso à Série B.

Em 2024, foram cinco confrontos, com quatro empates e uma vitória do Bicolor. No entanto, o Paysandu terminou conquistando o título Paraense em cima do rival, assim como vaga na final da Copa Verde, em que mais tarde seria campeão diante do Vila Nova.