Seleção Brasileira encara o Peru em Brasília para fortalecer o 'novo ataque' de Dorival Júnior

O Brasil joga novamente com um quarteto ofensivo sem um meia armador tradicional.

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 14:59

Para essa partida o técnico Dorival Júnior vai testar novamente a ideia de não ter um meia armador tradicional em campo.
Para essa partida o técnico Dorival Júnior vai testar novamente a ideia de não ter um meia armador tradicional em campo. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

Nesta terça-feira, 15, a Seleção Brasileira joga contra o Peru no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela décima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Para essa partida o técnico Dorival Júnior vai testar novamente a ideia de não ter um meia armador tradicional em campo.

O Brasil busca conquistar dois triunfos consecutivos pela segunda vez nesta edição do torneio, algo que só aconteceu nas primeiras e segundas fases, em setembro de 2023.

Na última quinta-feira, o conjunto venceu o Chile por 2 a 1, em Santiago. Dorival já confirmou a escalação de Raphinha, Savinho, Igor Jesus e Rodrygo como quatro atacantes para este jogo.

Lucas Paquetá, anteriormente jogou como um segundo volante, ao lado de André. Paquetá está impedido de enfrentar os peruanos por conta de suspensão do terceiro cartão amarelo, para a vaga a escolha foi de Gerson, ou seja, um volante de natureza. Bruno Guimarães retorna para substituir o flamenguista, enquanto André será cortado.

Durante os treinos em Brasília, Dorival solicitou mais movimentação e até alterações nas posições do trio mais ágil, Raphinha, Savinho e Rodrygo, que não devem ocupar a mesma posição contra os peruanos.

Raphinha e Rodrygo têm a capacidade de jogar como "meias", posicionando-se mais centralizados atrás de Igor Jesus. Savinho também tem a capacidade de cair para a esquerda, caso seja necessário, sem a necessidade de permanecer na direita.

Dorival vai substituir o capitão Danilo, de 33 anos, por Vanderson, um jovem de 23. No Mané Garrincha, o defensor Marquinhos usará a tarja.

O objetivo é que o jogador de ponta da direita receba mais assistência, assim como ocorre na esquerda com Abner, que foi muito elogiado pela equipe técnica após a vitória sobre o Chile.

Após nove jogos, o Brasil ocupa a quarta posição nas Eliminatórias, somando 13 pontos. Após 18 rodadas, os seis primeiros colocados se qualificam automaticamente para a Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá. Em março de 2026, o sétimo jogará uma repescagem global.