Publicado em 16 de novembro de 2024 às 13:54
O deputado Adriano Coelho (PDT), 3º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), representou o presidente da Casa de Leis, deputado Chicão (MDB), na cerimônia marcou a entrega do título Honoris Causa ao ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
O título Honoris Causa foi entregue ao magistrado em reconhecimento à sua atuação em prol da justiça e dos direitos democráticos no Brasil. A honraria é concedida a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para a sociedade.
Durante seu discurso, o ministro Fachin agradeceu a homenagem e destacou o papel da Unama na promoção da consciência ambiental. “Saúdo e agradeço à Universidade por esta honraria. Sei que a instituição se engaja em ações que promovem a consciência ambiental e o respeito ao ecossistema amazônico. A Unama valoriza o ensino inclusivo voltado ao meio ambiente equilibrado, à sustentabilidade e aos direitos dos povos originários”, afirmou.
O ministro ainda ressaltou a importância da educação para um futuro sustentável. “Educação significa compromisso com um futuro digno e habitável. Ela capacita as instituições para produzir resultados com segurança jurídica, atuando diretamente sobre a cidadania e garantindo aos cidadãos o direito à instrução. Sou grato à Unama por esta homenagem”, completou.
O deputado Adriano Coelho parabenizou o ministro Fachin e destacou a relevância da homenagem. “Parabenizo o ministro pelo título e destaco suas palavras sobre a preservação da Amazônia. É uma grande honra participar deste evento e ouvir um discurso centrado na democracia, que foi um dos pilares da fala do ministro Luiz Edson Fachin”, afirmou o parlamentar.
A reitora da Unama, Maria Betânia Fidalgo, também celebrou o momento e ressaltou o impacto da homenagem para a comunidade acadêmica. “O título Honoris Causa tem grande significado para a nossa comunidade, especialmente no marco dos 50 anos da Universidade da Amazônia. A Instituição valoriza o reconhecimento de personalidades que dedicam sua vida profissional à cidadania e ao direito de todos”, comentou.