Alepa participará, em dezembro, do 6° Fórum de Gestores de Taquigrafia

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) participará do 24° Encontro Nacional de Taquígrafos, que acontecerá entre os dias 3 a 5 de dezembro no estado do Rio de Janeiro.

Publicado em 16 de novembro de 2024 às 13:24

Alepa participará, em dezembro, do 6° Fórum de Gestores de Taquigrafia
Alepa participará, em dezembro, do 6° Fórum de Gestores de Taquigrafia Crédito: Calso Lobo/AID Alepa

O evento realizado pela União Nacional dos Taquígrafos (Unataq) receberá representantes de diversas regiões brasileiras para darem início as atividades do 6° Fórum de Gestores de Taquigrafia.

A cerimônia acontecera de forma simultânea durante a realização da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), considerado o maior encontro parlamentar da América Latina, que esse ano terá como tema: ''O Futuro da Educação no Brasil ''.

A servidora Trícia Gonçalves, chefe da Taquigrafia da Alepa irá representar o Poder Legislativo do Pará no fórum, e destacou o papel dos taquígrafos nas atividades parlamentares. ''A Taquigrafia, eu costumo dizer que se trata de um dos setores primordiais de todo Poder Legislativo, pois é a partir dali que a história e toda a produção do parlamento é registrada, por meio de cada palavra expressada pelos deputados na tribuna'', conta.

Durante a entrevista concedida na Rádio Alepa FM, Trícia, falou sobre os temas que serão discutidos no encontro, e das expectativas para a conferência que, neste ano, acontecerá no estado carioca.

''Uma das temáticas do nosso encontro simultâneo é falar sobre a complexidade da Inteligência Artificial a nosso favor, ou seja, da contribuição desse mecanismo tecnológico para a celeridade do nosso trabalho, além das suas contribuições para a nossa saúde física e mental, pois nós, taquígrafos, além de registrarmos todos os sinais por meio dos códigos manuais, utilizamos também a digitação. Todos esses reflexos físicos impactam a nossa saúde ao longo do tempo e pretendemos debater, também, sobre esse tema, que impacta a nossa saúde e a nossa qualidade de vida de forma direta'', explicou a servidora.