Alepa presta homenagem à Fundação Sistema Cresol

Sessão Especial homenageou os 29 anos da Fundação do Sistema Cresol, sistema de cooperativismo de crédito

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 10:50

Sessão no auditório João Batista.
Sessão no auditório João Batista. Crédito: Foto: Ozéas Santos/ Alepa

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 29 anos da Fundação do Sistema Cresol. A solenidade ocorreu no auditório João Batista, e atendeu solicitação do deputado Fábio Freitas (Republicanos).

A Cresol é um sistema de cooperativismo de crédito que atua há 29 anos em todo o Brasil e este mês completa dois anos no Pará. A cooperativa nasceu em 24 de junho de 1995, no interior do Paraná, liderada por um grupo de agricultores que buscavam acesso ao crédito. Atualmente, possui mais de 900 mil associados, 890 agências e está presente em 19 estados brasileiros. É uma das principais instituições financeiras do Brasil. A Cresol atua em Belém no agro, nas empresas e no dia a dia de muitas famílias.

O sistema tem um trabalho voltado ao atendimento personalizado, fornecendo soluções financeiras para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e de toda a comunidade. No Pará, a Cresol Transamâzonica possui área de atuação nos 144 municípios do Estado. Em Belém, está com três agências de negócios localizadas na Federação da Agricultura, na Federação das Indústrias e na Associação Comercial do Pará.

Segundo o autor da sessão, deputado Fábio Freitas, a Cresol age há dois anos, no Pará, com o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). “No Estado, a cooperativa mais de um milhão de pessoas, gerando um lucro de R$ 1 bilhão. A Cresol consegue garantir o recurso mesmo quando a pessoa não tem crédito. É uma agência menos burocrática. Parabéns para a Cresol que se empenha cada vez mais na realização do seu trabalho e contribui com a geração da economia do Pará”, declara.

Texto: Andrea Santos