Adeus a Francisco: entenda como é o funeral de um Papa

Morte do Santo Padre foi constatada na madrugada desta segunda-feira (21)

Publicado em 21 de abril de 2025 às 13:48

Papa Francisco
Papa Francisco Crédito: VATICAN MEDIA /Divisione Foto

Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), nos próximos dias o mundo se volta para o Vaticano, onde um complexo e solene ritual será realizado para marcar o fim de seu pontificado.

O funeral de um Papa é, além de um evento religioso, uma cerimônia cheia de tradições, simbolismos e protocolos.

Após a constatação da morte, os cardeais e a secretaria de Estado do Vaticano dão início a uma série de protocolos. Primeiro o camerlengo faz o anúncio oficial da morte e logo o corpo do Papa começa a ser preparado para o funeral, seguindo uma série de tradições da Igreja Católica, que incluem o embalsamamento (caso necessário).

O corpo do Papa é colocado em um caixão e normalmente permanece exposto por três dias, em um período de vigília, e é velado em uma capela específica do Vaticano, geralmente na Basílica de São Pedro.

Durante este tempo, o corpo é venerado pelos fiéis que fazem uma peregrinação ao Vaticano para prestar suas últimas homenagens.

A cerimônia religiosa do funeral é presidida pelo Camerlengo do Vaticano, e embora o rito seja católico, ele atrai a atenção de fiéis e observadores de diversas religiões e culturas.

A missa de funeral, cheia de simbolismos, inclui a leitura de passagens bíblicas, cânticos litúrgicos e a participação de cardeais, bispos e sacerdotes. Ela é presidida pelo Decano do Colégio dos Cardeais, que é o membro mais velho do Colégio Cardinalício, que assume temporariamente a liderança da Igreja até a eleição do novo Papa.

Após todos os ritos do funeral, o corpo do Papa é sepultado. Tradicionalmente, o corpo é enterrado nas Grutas Vaticanas, uma área subterrânea da Basílica de São Pedro, onde muitos Papas anteriores estão sepultados. A cerimônia de enterro é simples, mas igualmente carregada de simbolismo.

Em alguns casos, o Papa pode ser enterrado em outra parte do Vaticano, dependendo de decisões especiais ou das circunstâncias de sua morte. O sepultamento é sempre marcado por uma última oração e um ato de reverência por parte dos cardeais presentes.

No caso do Papa Francisco, seu corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, lugar escolhido pelo próprio Francisco.