Publicado em 5 de novembro de 2024 às 18:57
Os astronautas Butch Wilmore, Suni Williams e Don Pettit posaram para uma foto tirada diretamente do espaço, após votarem na eleição presidencial americana. "Não importa se você está sentado, em pé, ou flutuando, o importante é votar", escreveu Petti em seu perfil no Instagram.
A lei aprovada no estado do Texas em 1997, criou-se um procedimento técnico que possibilita astronautas a votarem do espaço. De acordo com a NASA, há 27 anos, David Wolf foi o primeiro americano a votar em órbita a bordo da Estação Espacial Mir.
Assim como moradores de alguns estados podem votar pela internet ou via correio de forma antecipada, os astronautas também podem preencher um formulário de Cartão Postal Federal para solicitar voto ausente.
No dia 5 de março, a astronauta Jasmin Moghbeli postou uma foto em suas redes sociais compartilhando o momento do voto diretamente da ISS (imagem mais acima). Os astronautas em órbita mostram uma espécie de cabine com um papel escrito "cabine de votação ISS". Na legenda da postagem, Moghbeli escreveu: "Estar no espaço não impediu que Loral O’Hara e eu votássemos. Vá votar hoje".
A Nasa afirma que a participação dos astronautas no pleito a partir do espaço "não é apenas um fato histórico, mas também inspira muitas pessoas a se envolverem no processo eleitoral, independentemente das circunstâncias".
Com informações do G1