China rebate governo Trump e diz que América Latina 'não é quintal de ninguém'

Após secretário dos EUA afirmar que América Latina é "quintal", chanceler chinês rebateu: "região não quer doutrinas de dominação".

Publicado em 14 de abril de 2025 às 23:54

Chanceler da China, Wang Yi.
Chanceler da China, Wang Yi. Crédito: Twitter/Embaixada da China

O chanceler chinês, Wang Yi, afirmou nesta segunda-feira (14) que os países da América Latina "não pertencem ao quintal de ninguém". A declaração foi divulgada nas redes sociais pela Embaixada da China no Brasil.

A declaração de Wang Yi veio quatro dias após o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ter se referido à América Latina como um "quintal" que, segundo ele, os americanos deveriam recuperar.

Em entrevista concedida à emissora Fox News na última quinta-feira (10), Pete Hegseth acusou a China de exercer domínio sobre a América Latina e afirmou que o governo de Donald Trump pretende recuperar a influência dos Estados Unidos na região.

Como resposta, Wang Yi afirmou que as nações da América Latina almejam independência e autonomia, e não estão interessadas em "doutrinas de dominação". "O que os povos latino-americanos querem é construir seu próprio lar, não ser o quintal de ninguém", falou.

Fonte: g1