'Cobra taxas tremendamente mais altas dos EUA', diz Trump sobre Brasil

“Fomos roubados por décadas por muitos países no mundo e não vamos deixar que isso aconteça mais”, exclamou

Publicado em 5 de março de 2025 às 08:15

“Fomos roubados por décadas por muitos países no mundo e não vamos deixar que isso aconteça mais”, exclamou
“Fomos roubados por décadas por muitos países no mundo e não vamos deixar que isso aconteça mais”, exclamou Crédito: Reprodução

O Brasil foi um dos temas do discurso do presidente republicano Donald Trump no Congresso norte-americano na noite da terça-feira (4). Trump falava sobre alguns países que cobravam taxas “tremendamente altas” deles.

“União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles”, afirmou o presidente dos EUA.

Trump passou por assuntos como restrição às liberdades sexuais, guerra na Ucrânia, economia e política econômica externa, momento em que falou do Brasil e de outros parceiros comerciais.

“Fomos roubados por décadas por muitos países no mundo e não vamos deixar que isso aconteça mais”, atacou.

Tarifaço

Entraram em vigência desde ontem (4), as taxações de 25% para produtos importados do Canadá e do México. Na terça, Trump também assinou um decreto que dobra a taxação em relação aos produtos com origem chinesa que entrarem no país. O índice passou de 10% para 20%. Uma taxação de 25% que afeta o Brasil diretamente é em relação ao aço e ao alumínio, produtos comprados de nós pelos americanos.

Com informações do Metrópoles