Coreia do Norte confirma envio de tropas para apoiar Rússia na guerra da Ucrânia

Foram enviados cerca de 14.000 soldados, incluindo 3.000 como reforço para substituir perdas em combate, segundo autoridades ucranianas.

Publicado em 28 de abril de 2025 às 15:30

Vladimir Putin (Rússia) e Kim Jong Un (Coreia do Norte)
Vladimir Putin (Rússia) e Kim Jong Un (Coreia do Norte) Crédito: KCNA

A Coreia do Norte confirmou na noite deste domingo (27) que enviou tropas para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia. No sábado (26), a Rússia também reconheceu oficialmente pela 1ª vez a presença de soldados norte-coreanos em combate ao lado de suas forças em Kursk. Até então, tanto Moscou quanto Pyongyang evitavam confirmar o envio de militares.

Segundo a agência estatal KCNA, a decisão foi tomada pelo líder norte coreano Kim Jong Un, dentro do tratado de parceria estratégica assinado com o presidente russo Vladimir Putin no ano passado.

Foram enviados cerca de 14.000 soldados, incluindo 3.000 como reforço para substituir perdas em combate, segundo autoridades ucranianas.

Ainda segundo a KCNA, Kim Jong Un disse que os soldados que lutaram pela Rússia são “heróis” e representam “a honra da pátria”. O regime norte-coreano afirmou ainda considerar “uma honra” manter uma aliança com a Federação Russa, e que a “vitória” na região de Kursk demonstrou o “mais alto nível estratégico” da aliança militar entre os 2 países.

A Ucrânia, no entanto , contesta a informação, afirmando que os combates continuam.